Professora mostra importância de lavar as mãos a partir de experiência com detergente. Veja o vídeo!

Além de conseguir ensinar uma reação química às crianças, a professora também mostrou a importância de lavar as mãos.

Ana Carolina Conti Cenciani

O experimento realizado pela professora de pré-escola Amanda Lorenzo é a prova concreta de que a educação é muito importante no cotidiano das crianças, seja em tempos de epidemia ou não.

Amanda deixou seus alunos sem palavras após uma brilhante experiência que os ajudou a entender a importância da lavagem das mãos para lidar com o surto de COVID-19. A jovem professora, com apenas 23 anos, queria explicar como os germes funcionavam e a importância de uma boa higiene para enfrentá-los.

Mas como você explica isso a um grupo de estudantes entre 3 e 4 anos?
Ela encheu um prato com água, adicionou pimenta e pediu a uma de suas alunas para mergulhar o dedo no “vírus” (prato com pimenta) ao tirar o dedo da água, a criança podia ver que alguns grãos de pimenta haviam aderido ao dedo.

Em seguida, a professora pediu que a aluna repetisse a mesma ação, mas agora no prato com sabão e em seguida no “vírus”, uma grande surpresa veio aos alunos quando viram como a pimenta se afastava rapidamente, evitando o contato com o sabão.

“Eu gostaria que todos pudessem ver como realmente estavam surpresos que o ‘vírus’ (pimenta) estivesse fugindo do sabão! Tão divertido e tão informativo! ” – Escreveu Amanda em seu Instagram.

“O resto do dia, depois de ir ao banheiro, depois de voltarmos do almoço, antes de almoçar, depois de irmos ao playground, eles disseram: ‘Temos que lavar as mãos!’ Foi constante pelo resto do dia.” – contou Amanda Lorenzo.

Amanda encontrou esse experimento no Tik Tok e achou que seria uma boa ideia fazer isso com a turma e compartilhá-lo nas redes deles para inspirar outras educadoras ou mães, mas ela não esperava que em apenas seis dias o vídeo tivesse mais de 489.000 visualizações.

“Me deparei com esse vídeo e vi que era super simples. Era apenas pimenta, água e sabão. Eu tenho água e sabão na minha sala de aula, então trouxe apenas pimenta de casa e fiz no dia seguinte.”

Amanda, como milhares de professores, é fascinada por atividades práticas, pois sente que as informações fornecidas de maneira mais divertida são rapidamente incorporadas às mentes das crianças.

Mas Lorenzo não é a única que procurou maneiras engenhosas de ensinar aos pequenos a importância da lavagem das mãos.
Shauna Woods, de 29 anos, também tem sua própria tática para evitar más condições de higiene, ela possui um carimbo personalizado que diz ‘Sra. Woods’, aquele que ele costuma usar para marcar seus livros.

Mas após o surto de Coronavírus, ela começou a marcar as costas das mãos de cada um de seus alunos na Hallsville School. Então, se no final do dia o selo estiver completamente apagado, eles ganham um prêmio.

A iniciativa desta professora também foi aclamada nas redes sociais e sua publicação foi cheia de mensagens de apoio e mais de 51.000 pessoas gostaram dela.

Esperamos que essas ideias criativas sejam repetidas em casa, para facilitar o trabalho de todas as mães que precisam ensinar seus filhos a lavarem as mãos diariamente e com mais frequência a partir de agora.

 

Com informações de UPSOCL

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.