Primeira experiência no exterior: Viajar para Buenos Aires para aprender espanhol

Turistas europeus e turistas norte americanos viajam para Buenos Aires regularmente, tanto para fazer turismo como para aprender o espanhol.

CONTI outra

São muitos os jovens e adultos brasileiros que viajam para a capital da Argentina com o intuito de aprender espanhol e aproveitar para fazer turismo nessa bela cidade cosmopolita. É unir o útil ao agradável, escolhendo uma cidade que fica próxima e mais econômica para viajar, e fazendo um curso intensivo de uma língua que será muito útil profissionalmente.

Não há duvidas quanto à escolha de muitas pessoas de viajar para Buenos Aires para fazer turismo e aproveitar para treinar ou aprender uma nova língua, o espanhol. A capital portenha é uma cidade atraente, que oferece muitas opções de entretenimento e diversão. A cidade do tango e do futebol é também a cidade do teatro, da música e do churrasco!
Mas além dessas excelentes opções para todos os visitantes, o fato de poder aprender o idioma oficial da Argentina e praticá-lo no dia a dia nas ruas durante os passeios, nos supermercados, nos restaurantes e nos bares, nos ônibus, trens e taxis, possibilita uma experiência fantástica para todos.

Turistas europeus e turistas norte americanos viajam para Buenos Aires regularmente, tanto para fazer turismo como para aprender o espanhol.

Mas em uma recente pesquisa feita pela renomada escola de espanhol Expanish, foi descoberto que são muitos os casos de brasileiros –jovens e adultos– que tendo a oportunidade de viajar pela primeira vez para o exterior e morando em pequenas cidades do Brasil, escolhem Buenos Aires, a capital da Argentina, como destino para realizar essa viagem tão sonhada.

Essa escolha não é simplesmente por acaso, não é só pelo simples fato de querer fazer uma viagem internacional com o desejo de conhecer a bela cidade portenha. Muitos brasileiros escolhem a cidade de Buenos Aires para fazer um curso intensivo de espanhol. Afinal de contas, estudar uma língua no país onde essa língua é o idioma oficial, só pode trazer benefícios.

A mencionada pesquisa indica também que os brasileiros vêem o aprendizado de um novo idioma como uma grande ponte nas suas carreiras profissionais e o espanhol, além de ser muito importante para a vida mesma, é o idioma que segue à língua inglesa, que sempre foi a segunda língua ensinada nas escolas brasileiras.

De fato, um curso de espanhol na Argentina é sempre conveniente, principalmente para os brasileiros. Acontece que viajar para Buenos Aires é mais barato que viajar para outra cidade latino – americana, pois é um destino que oferece uma grande variedade de vôos econômicos, e também há muitas companhias aéreas low-cost. Isso representa uma importante oportunidade para quem quer fazer uma viagem internacional pela primeira vez, não tendo que calcular despesas enormes.

Por outro lado, a capital portenha é mais segura que outras capitais da América Latina que, hoje em dia, estão atravessando situações bastante complicadas, com crises econômicas e políticas. Apesar das dificuldades que todo o continente da América do Sul está atravessando, Buenos Aires é ainda o lugar ideal para viajar, tanto para fazer turismo quanto para estudar espanhol.

As razões que os brasileiros têm para escolher Buenos Aires

Além da proximidade, das passagens econômicas e da segurança, existem vários outros motivos pelos quais os brasileiros que nunca saíram do país, decidem fazer pela primeira vez uma viagem internacional, escolhendo viajar para Buenos Aires:

• crescer como pessoa
• superar ansiedades
• esclarecer dúvidas
• vencer medos
• ganhar experiência
• se desenvolver melhor

Tudo isso, além do crescimento profissional, representa uma exposição a novas situações que só ajudam positivamente sob todos os aspectos. Sair pela primeira vez do país natal, viajar de avião pela primeira vez, começar a se comunicar numa nova língua estando longe de casa, adquirir novas experiências e conhecimentos, tudo só vai ajudar ao amadurecimento pessoal.

Conseguir aprender e dominar o espanhol é, hoje em dia, muito importante na hora de procurar trabalho ou de querer melhorar naquele trabalho que já se tem. O ‘portunhol’ não é o indicado para crescer profissionalmente, portanto, para os brasileiros é fundamental fazer um curso de espanhol na Argentina.

Uma das pessoas entrevistadas, Ana Caroline, de Minas Gerais, declarou:

“Sou professora, mas agora vou estudar Letras com habilitação em espanhol e decidi viajar para Buenos Aires. Fiz alguns cursos na minha faculdade, estudei espanhol durante um ano, mas precisava viajar para poder me comunicar com os meus alunos. Há seis meses que estou me organizando para esta viagem. É a minha primeira viagem internacional e sozinha. Senti muitas emoções, ansiedade, há alguns meses que já me sentia doida para viajar, não conseguia dormir direito. Além disso, era a minha primeira vez voando! Eu sempre quis fazer uma viagem, ter uma experiência em um lugar fora do Brasil. Eu trabalho há dez anos e senti a necessidade de me dar este presente, acho que foi por isso”.

Por ter recebido uma grande parte dos seus estudantes brasileiros com um contexto comum compartilhado, Expanish foi a escola que detectou esse fenômeno. Porém, qual é o motivo pelo qual os alunos escolhem Expanish?

As razões que os brasileiros têm para escolher Expanish

Existem diversos motivos e os mais importantes são os seguintes:

 3 dos 5 participantes afirmam ter conversado com a Juliana (executiva de contas de Brasil), através de WhatsApp. O fato de ter uma pessoa do outro lado que fala português e que pode ajudá-los no processo é a chave, isso gera confiança.
 3 dos 5 participantes apontaram a importância da possibilidade de ter diversos tipos de hospedagens, especialmente as casas de família, como um diferencial, não só um hotel ou um hostel. E, por outro lado, também apontaram a facilidade de poder fazer a reserva online.
 Outros pontos importantes que apontaram são: a cotação online, o cronograma das aulas, as atividades como passeios e excursões e também a focalização quanto aos aspectos orais da língua.

Poder organizar tudo desde o conforto do lar através do computador, chegar a Buenos Aires e encontrar uma excelente hospedagem e começar a estudar espanhol incluindo passeios pela cidade, permite que os brasileiros, que decidem fazer um curso de espanhol na Argentina, não se arrependam disso!

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.