Prefeitura de Curitiba estimula cultivo de hortas em calçadas da cidade

“A agricultura urbana é uma tendência mundial, a humanidade tem que se voltar de novo para terra e para o arado”, disse o prefeito.

REDAÇÃO CONTI outra

A utilização de espaços públicos urbanos para a agricultura é uma prática que pode trazer inúmeros ganhos para a população e para a paisagem urbana de uma cidade. E a Prefeitura de Curitiba, no Paraná, parece endossar esse pensamento, porque o prefeito da cidade, Rafael Greca, recebeu os responsáveis pela horta cultivada no bairro Cristo Rei, Ricardo Leinig e Mariana Steil; e os responsáveis pelas bananeiras plantadas no bairro Hugo Lange, Vanderlei e Lozano Silva. Eles tinham sido denunciados por moradores da cidade por cultivar em espaços públicos.

Ao contrário do que se esperava, o prefeito de Curitiba apoiou a prática, suspendeu as ações contra os três responsáveis pela horta e ainda anunciou a criação de uma nova regulamentação junto ao ippuc- Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, no intuito de estimular a agricultura urbana e solucionar casos similares, evitando conflitos como os que ocorreram com os três.

“A agricultura urbana é uma tendência mundial, a humanidade tem que se voltar de novo para terra e para o arado”, disse o prefeito. Os responsáveis pela horta do Cristo Rei, Ricardo Leinig e Mariana Steil, também celebraram o resultado. Leinig explicou ao prefeito que medidas de segurança serão tomadas. “Para evitar a poluição, usamos plantas não comestíveis, que protegem as hortaliças”, contou.

Vanderlei, que foi à reunião com o prefeito acompanhado pela esposa, Kátia Regina Martins Souza, e o filho Téo, de cinco anos, explicou a origem da sua ideia de cultivar bananeiras na calçada da cidade: “Um dos motivos foi ensinar ao meu filho como é a natureza”. Lozano Silva também comentou que as plantas acabaram se tornando queridas da vizinhança e comemorou a decisão do prefeito.

E foi assim que a prefeitura de Curitiba resolveu preencher a cidade de verde. Que mais boas ideias como essa sejam semeadas!

***

Com informações de Prefeitura de Curitiba e  Ciclovivo

Fotos: Horta Comunitária de Calçada Cristo Rei‎

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.