Existem animais que encontram uma segunda chance depois de estarem nas piores condições de vida ou mesmo à beira da morte. Este é o caso desta porquinha da África do Sul, que foi resgatada de um matadouro pouco antes de sofrer um infeliz destino.

Após ser salva, surpreendentemente, eles descobriram que a pequena não era qualquer animal, mas que escondia um talento entre seus atributos!

A porca foi salva quando era apenas uma leitoinha e agora, como adulta, seus tratadores descobriram suas habilidades especiais para a pintura.

Reuters

Por isso a apelidaram de “Pigcasso”, em referência ao “pig” que é porco em inglês e ao renomado pintor espanhol Pablo Picasso, e graças ao bom trabalho de seus salvadores, esta porquinha tem a liberdade de criar arte com os pincéis que pega com o focinho e liberta diversas pinceladas coloridas na tela.

Reuters

A porca chegou a um santuário animal em Franschhoek, na província do Cabo Ocidental, em 2016 e foi nesse momento que os seus tratadores perceberam que ela tinha uma atração especial pelos pincéis e cores.

Reuters

“Os porcos são animais muito inteligentes e quando trouxemos Pigcasso para a fazenda, pensei em como mantê-la entretida”, disse à Reuters Joanne Lefson, diretora ‘Farm Sanctuary SA’.

“Jogávamos bolas de futebol, de rúgbi e, claro, alguns pincéis espalhados porque a fazenda acabou de ser construída e estava sendo pintada. Ela basicamente comia ou destruía tudo menos esses pincéis (…) ela os amava muito”, acrescentou.

Reuters

Aos poucos sua nova família a apoiou no desenvolvimento de seu talento e lhe deram telas brancas com diferentes pinturas, para que ela fosse livre para criar o que quisesse. Assim, começou a fazer obras abstratas que parecem ter sido pintadas pelo próprio Picasso.

Reuters

Ela cresceu tanto no mundo da arte que já vende pinturas que custam quase US $ 4.000, sendo este dinheiro revertido para cuidar dos animais deste santuário.

Outra de suas realizações foi que a marca suíça de relógios Swatch, utilizou uma das suas criações para fazer uma colaboração chamada “Flying Pig by Miss Pigcasso” (“Porco voador, por Miss Picasso”, em tradução livre).

Reuters

“Pigcasso é definitivamente uma expressionista abstrata, você não pode definir exatamente o que ela está pintando, mas posso dizer que seu estilo muda um pouco dependendo de seu humor, como qualquer grande artista”, conta Lefson.

Com informações de UPSOCL

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.