Uma notícia triste ganhou as manchetes de publicações do mundo todo nesta segunda-feira (16): Pessoas “caíram de um avião militar americano” que decolou hoje do aeroporto de Cabul (Afeganistão) em tentativa desesperada de fugir do país depois da chegada do Talibã à capital.

Ainda não há confirmação oficial sobre o caso ou sobre a identidade dos envolvidos. De acordo com o jornal britânico “Guardian”, ao menos três pessoas teriam caído da aeronave dos EUA. Um vídeo mostra os corpos de dois homens e uma mulher caídos no chão no complexo do aeroporto Hamid Karzai, segundo imformações do The Guardian. As vítimas teriam se agarrado ao trem de pouso ou à fuselagem na lateral da aeronave.

O tumulto no terminal superlotado de pessoas ávidas para fugir de Cabul causou o óbito de ao menos cinco pessoas. Homens, mulheres e crianças foram filmados tentando entrar em aviões depois que o Talibã invadiu a capital e tomou o palácio presidencial. Aeronaves dos EUA foram enviadas a Cabul para retirar americanos da cidade.

Helicópteros americanos Apache foram trazidos para abrir caminho para os aviões de transporte, voando baixo para dispersar as pessoas aglomeradas na pista.

Pessoas desesperadas também foram filmadas tentando subir uma escada para entrar em um avião, enquanto outras eram vistas sendo puxadas para bordo de outra aeronave.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, fugiu para a ex-república soviética do Tadjiquistão, cedendo o poder efetivamente ao comando Talibã. O avanço da milícia fundamentalista pelo país ocorreu praticamente sem resistência.

***
Redação Conti Outra, com informações de Extra.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.