Pato-voador: planta rara, curiosa e considerada uma das mais belas orquídeas do mundo

Ela é tão rara e específica de sua região que não pode ser cultivada em viveiros. Confiram o vídeo e maravilhe-se com algo tão difícil de encontrar.

CONTI outra

Nós gostamos de orquídeas e ficamos sempre fascinados por sua beleza. Entretanto, existem algumas delas que, além de belas, são extremamente curiosas.

Dentre as orquídeas mais exóticas do mundo, fomos surpreendidos com a orquídea Caleana Major, popularmente conhecida como orquídea pato-voador.

Segundo o site Mdig, ela orquídea típica do sul da Austrália. Esta planta terrestre oferece uma flor notável muito bela, parecida a um patinho voando. A singularidade de sua flor só é comparável com outra fascinante espécie de orquídea chamada orquídea macaco (Dracula gigas).

Foto: Bill Higham

Abaixo, suas especificações técnicas segundo o site Jardineiro Net:

Nome Científico: Caleana major
Sinonímia: Caleya major
Nomes Populares: Orquídea Pato-voador, Pato-voador, Orquídea Pato
Família: Orchidaceae
Categoria: Flores, Orquídeas
Clima: Subtropical, Tropical
Origem: Austrália, Oceania
Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

 

A orquídea-pato é uma planta pequena e de vida breve. Sua florada acontece no final da primavera ou no início do verão. Ela é mais frequentemente encontrada em bosques de eucalipto ribeirinhos ou pantanosos, assim como nos urzais próximo à costa.

Embora o seu tamanho possa dar a impressão de que ela se destaca em seu habitat natural, por causa das suas cores, ela praticamente se mistura com a paisagem.

Ainda segundo o Mdig, é o labelo que dá a orquídea-pato uma de suas características mais distintas, pois ele é uma parte fundamental de sua estratégia para propagar a espécie, pois ele serve para atrair os insetos, que, espera-se, polinizarão a flor. O seu comprimento e largura também servem como uma plataforma de aterrissagem para os insetos.

O vídeo é ótimo. Confiram!

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.