Pastor promete ‘1 octilhão’ de reais aos fiéis e acaba preso

No dia 21 de setembro, a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu o pastor Osório José Lopes Júnior, de 43 anos, em uma operação que desmantelou um esquema de fraudes religiosas. O pastor foi localizado em um rancho na área rural de Sucupira, no sul do Tocantins, onde estava acompanhado de um segurança particular. Osório é acusado de integrar um grupo de pastores que prometiam ganhos astronômicos aos fiéis por meio de esquemas financeiros fraudulentos.

Os pastores, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal, aliciavam fiéis dentro das igrejas e os convenciam a investir grandes quantias de dinheiro em projetos humanitários falsos. Estima-se que mais de 50 mil fiéis tenham sido vítimas desses golpes em todo o país.

contioutra.com - Pastor promete ‘1 octilhão’ de reais aos fiéis e acaba preso
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A operação que resultou na prisão do pastor foi deflagrada em 20 de setembro e chocou muitos devido às cifras estratosféricas prometidas. Segundo informações, os líderes religiosos prometiam um lucro de “um octilhão de reais.” O número é tão colossal que muitas pessoas tiveram dificuldade até mesmo de conceber a quantidade de zeros necessários para representar tal valor.

Para se ter uma ideia, um octilhão possui três vezes mais zeros do que um bilhão. Atualmente, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que mede as riquezas produzidas pelo país, está na casa dos trilhões. Um professor de economia explicou: “Até o PIB mundial, que soma todos os PIBs do mundo, não passa da casa dos trilhões. Então, não pode existir um retorno monetário superior a esse valor em qualquer investimento financeiro.”

contioutra.com - Pastor promete ‘1 octilhão’ de reais aos fiéis e acaba preso
Foto: Reprodução

Segundo as investigações da Polícia Civil, a quadrilha conseguiu movimentar a quantia de R$ 156 milhões ao longo de cinco anos. Além disso, o grupo criou 40 empresas fictícias e movimentou mais de 800 contas bancárias sob suspeita.

O pastor Osório enfrenta acusações de ter enganado fiéis da cidade de Goianésia, no estado de Goiás, durante o ano de 2018. Em um dos casos, ele prometeu transferir uma quantia superior a “R$ 2 quatrilhões,” uma soma que ultrapassa a fortuna acumulada das dez pessoas mais ricas do planeta.

contioutra.com - Pastor promete ‘1 octilhão’ de reais aos fiéis e acaba preso
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os fiéis eram atraídos com a alegação de que, com um depósito de apenas 25 reais, poderiam receber uma quantia astronômica de “um octilhão de reais.” O pastor Osório José Lopes Júnior mantinha um canal no YouTube com cerca de 76 mil inscritos e mais de 530 vídeos publicados.

Com informações de IG







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.