Participantes do BBB21 poderão responder pelo crime de Vilipêndio Religioso

A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a denúncia de intolerância religiosa contra quatro participantes do BBB 21.

CONTI outra

À partir da denúncia feita pelo deputado estadual Átila Nunes (MDB-RJ), a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a intolerância religiosa apontada em falas de Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena durante o confinamento do “BBB 21”.

De acordo com a Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), imagens do programa serão solicitadas para análise.

A intolerância religiosa apontada por Nunes terai se manifestado em uma conversa que Lumena teve com Lucas Penteado, quando Nego Di falou: “Eu xangozei”, fazendo um deboche desrespeitoso com o orixá Xangô, cultuado nas religiões Umbanda e Candomblé.

Depois da fala do humorista, Karol, Projota e Lumena também mantiveram o tom de ironia na conversa. O comportamento dos participantes na conversa também incomodou os telespectadores do “BBB 21”. Na internet, muitos defendem que este foi um episódio explícito de intolerância religiosa.

A psicóloga Lumena, que é adepta ao Candomblé, ironizou a Umbanda, religião de Lucas Penteado.

“Peço que os integrantes do BBB 2021 tenham suas ações tipificadas como Crime de Discriminação Religiosa, previsto no artigo 20, com a agravante de ter sido cometido por intermédio dos meios de comunicação”, afirmou o deputado Átila Nunes nas redes sociais.

Dez dias antes, Karol Conká já havia demonstrado preconceito contra as religiões de matriz africana ao dizer, em conversa com os participantes Lumena e Fiuk, que as pessoas comecem a rezar um “Pai Nosso” quando alguém manifestar uma religião diferente da cristã. Neste caso, ela estava referindo-se ao participante Lucas Penteado, que é praticante da umbanda.

Confira também o nosso Podcast sobre o BBB21:

***
Redação Conti Outra, com informações de Pragmatismo Político.
Imagens: Reprodução/Rede Globo.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.