Papa Francisco diz que cuidado ao próximo em 2021 será uma ‘vacina para o coração’

No primeiro dia de 2021, o papa Francisco fez uma bonita reflexão sobre como devemos encarar o novo ciclo que se inicia hoje. Para ele, este novo ciclo que se inicia deve ser marcado pelo “cuidado” com o próximo, o que ele chama de “uma vacina para o coração”.

As palavras do papa foram lidas durante uma celebração presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, depois que o Pontífice cancelou seus compromissos devido a uma dor no nervo ciático.

“Neste ano, enquanto aguardamos um renascimento e novos tratamentos, não negligenciemos o cuidado. Com efeito, além da vacina para o corpo, é necessária a vacina para o coração: é o cuidado”, diz o texto do Papa, proclamado durante a Missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e Dia Mundial da Paz.

Para Francisco, “será um bom ano se cuidarmos dos outros, como Nossa Senhora faz conosco”, porque “é importante educar o coração para o cuidado, para cuidar das pessoas e das coisas”.

“Tudo começa daqui, de cuidarmos dos outros, do mundo, da criação. Pouco aproveita conhecer muitas pessoas e muitas coisas, se não cuidarmos delas”.

No texto, o pontífice ainda destaca a importância de “bendizer, em nome de Deus”, e de evitar a tentação da maledicência. “O mundo está gravemente poluído por falar mal e pensar mal dos outros, da sociedade, de nós mesmos. De fato, a maledicência corrompe, faz degenerar tudo, enquanto a bênção regenera, dá força para recomeçar”, indica.

O papa também elogiou a “concretude paciente” das mulheres, capazes de “tecer os fios da vida” e de a fazer nascer. “Não estamos no mundo para morrer, mas para gerar vida. E a santa Mãe de Deus ensina-nos que o primeiro passo para dar vida àquilo que nos rodeia é amá-lo dentro de nós”, sustenta.

Uma semana depois do Natal, o Papa refere que Jesus “nasce de mulher e revoluciona a história com a ternura”. A reflexão desafia os fiéis a encontrarem “tempo” para Deus e para os outros, em particular “para quem está só, para quem sofre, para quem precisa de escuta e atenção”.

Através de uma transmissão online diretamente da biblioteca do Palácio Apostólico, Francisco recitou a oração do ângelus. Além disso, voltou a dizer que a pandemia da Covid-19 revelou ao mundo a necessidade de cuidar de todos, desejando que 2021 seja um ano de paz e de esperança.

“Os dolorosos acontecimentos que marcaram o caminho da humanidade no ano passado, especialmente a pandemia, ensinam-nos como é necessário interessar-nos pelos problemas dos outros e compartilhar as suas preocupações”, reforçou.

***
Redação Conti Outra, com informações de Terra.
Foto: EPA / Ansa.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.