Pai que trabalhava como pedreiro estudou as leis para resolver o feminicídio da filha

Devido aos seus poucos recursos, ele não conseguiu contratar um advogado, por isso estudou por conta própria o código penal, os direitos humanos e tudo o que pudesse ajudar a levar os responsáveis pelo crime à prisão.

CONTI outra

José Diego Suárez é mexicano e trabalhou como pedreiro até 31 de dezembro de 2010, quando sua vida mudou completamente ao saber que sua filha Rosa Diana Suárez, de 21 anos, havia sido morta por um homem chamado Gilberto Campos García.

Infelizmente, devido aos poucos recursos econômicos da família, não puderam contratar um advogado para denunciar o assassino e dar seguimento a todos os trâmites legais para levá-lo à prisão por seu crime.

No entanto, José Diego não ia permitir que a morte da filha ficasse impune e por isso decidiu estudar tudo o que se relaciona com o código penal, o código civil, os amparos-lei e vários livros de direitos humanos para preparar o caso e levá-lo ao tribunal.

Desta forma, José Diego conseguiu apresentar o caso de sua filha e foi a tribunal, mesmo passando por seis recursos até que no final de 2019 conseguiu uma sentença para o assassino de sua filha e para os funcionários públicos que negaram proteção a Rosa Diana quando ela fez a solicitação dois meses antes do crime por ter sido ameaçada de morte.

Por fim, todos os esforços de José Diego lhe permitiram fazer justiça, já que as autoridades estabeleceram uma pena de 67 anos para o assassino e 2 anos para os funcionários negligentes.

Apesar de todo o sofrimento que José Diego passou pelo assassinato de sua amada filha, ele considera que sua morte lhe permite conscientizar sobre os feminicídios no México e declarou “… eu não tenho mais minha filha, mas se ela teve a vida interrompida, que não seja em vão. Digo para as famílias não desistirem, lutarem ao máximo”.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.