Pilotos da Azul Linhas Aéreas que conduziam um voo comercial de São Paulo para Porto Alegre afirmaram ter avistado uma “luz estranha” no céu no último sábado (22). O relato foi feito durante conversa com técnicos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A conversa foi registrada em áudio.

Segundo os pilotps, a luz se assemelhava ao farol de avião. No entanto, de acordo com o controle de tráfego aéreo, não havia nenhuma outra aeronave nos radares na mesma região.

Um vídeo publicado no YouTube, que acompanha o movimento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, exibe o dialógo do comandante do avião Airbus A320-251N, voo 4517, da companhia aérea Azul, com a torre de controle de tráfego aéreo.

“Você poderia informar quando as luzes sumirem?”, pergunta a operadora da torre de comando, em um trecho da conversa. “Agora apareceu novamente”, responde o piloto. O que eu posso informar é que é como se fosse o farol de uma aeronave, fazendo um 360 (uma curva completa). Por isso, perguntei sobre informações de defesa aérea”.

Em dado momento do áudio, é possível ouvir o piloto do voo 4517 comentando que “não existia um padrão de circuito de tráfego” no movimento da luz, tratando-se de “um movimento aleatório”. Em outro trecho, ele reporta que a luz “aparece e some várias vezes”.

Depois, ao ser questionado novamente pela torre de comando do aeroporto, o piloto explica que a luz passou a fazer um “movimento aleatório”. Minutos depois, os pilotos relatam que a luz acompanha por um tempo a aeronave lateralmente quando, em dado momento, se afastou em direção à Lagoa da Conceição.

Site da FlightRadar mostra o trajeto feito pelo avião da Azul no sábado (22) Imagem: Reprodução/FlightRadar

Ao UOL, a Azul informou, por meio de nota, que seus tripulantes seguem “os mais rigorosos protocolos de segurança” e que qualquer eventualidade é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo. “A companhia ressalta que o assunto já está sob ciência das autoridades competentes”, informou.

***
Redação Conti Outra, com informações do UOL.
Foto de capa: Reprodução/YouTube.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.