Osho: Tentar pensar positivo é totalmente inútil, o inconsciente é 9 vezes mais forte

Apenas dá esperança às pessoas, às pessoas que estão perdendo toda a esperança.

CONTI outra

A técnica do “pensamento positivo” é útil para o despertar? Reduz a consciência de estar na prisão e o desejo de ser livre?

A técnica do pensamento positivo não é uma técnica que o transforma: limita-se a reprimir os aspectos negativos da sua personalidade. É uma técnica baseada na escolha. Não pode ajudar a consciência: vai contra a consciência. A consciência é sempre sem escolha. Pensar positivo significa simplesmente forçar o negativo a entrar no inconsciente e condicionar a mente consciente com pensamentos positivos. Mas o problema é que o inconsciente é muito mais forte, é nove vezes mais forte que a mente consciente. Então, quando algo se torna inconsciente, torna-se nove vezes mais forte do que era antes. Pode não mais se manifestar da maneira antiga, mas encontra novas formas de expressão.

Assim, a técnica do pensamento positivo é ineficaz, carente de compreensão profunda e continua a lhe dar equívocos sobre si mesmo. O pensamento positivo nasceu de uma seita cristã americana, que levava o nome de “Ciência Cristã”. Para evitar a palavra “cristão” e, portanto, ter mais sobre as pessoas, o rótulo antigo foi abandonado um pouco a pouco, e apenas falava sobre a filosofia do “pensamento positivo”. A Ciência Cristã – esta é a fonte original – apresenta a ideia de que tudo o que acontece com você na vida não é mais do que uma projeção do pensamento. Se você quer ser rico, “pense em riqueza e fique rico”. É através do pensamento de uma forma positiva que se fica rico, que se torna mais rico … que os dólares começam a vir em sua direção.

Uma história vem à mente. Um jovem encontra uma velha senhora na rua. A senhora pergunta: “O que aconteceu com seu pai? Ele não vem mais às nossas reuniões semanais da Ciência Cristã, e é o membro mais antigo, quase o fundador da nossa sociedade “. O jovem responde: “Ele está doente e se sente muito fraco”.

A mulher ri e responde: “É apenas o pensamento dele e nada mais. Ele acha que está doente, mas não está. Ele acha que é fraco, mas ele não é. A vida é feita de pensamentos: torne-se o que você pensa! Diga-lhe para lembrar a ideia que ele pregou para nós durante anos. Diga-lhe para ter pensamentos saudáveis, para se considerar forte e vigoroso! ”O jovem conclui:“ Eu lhe direi sua mensagem ”.

Oito, dez dias depois, o jovem novamente encontra a mulher, que lhe pergunta: “O que aconteceu? Você não disse a ele a minha mensagem? Por que ele ainda não vem às reuniões semanais? “E o jovem responde:” Eu disse a ele sua mensagem, madame; mas agora ele pensa que está morto. E não só ele pensa … todos os vizinhos, minha família, até eu mesmo, pensamos que ele está morto. E ele não mora mais com a gente: agora ele mora no cemitério! ”

A Ciência Cristã tem uma abordagem superficial … pode ajudar em certos casos: em particular, você pode mudar as situações que realmente são criadas pela sua mente. Mas nem toda a sua vida é a criação da mente.

Eles falam uma linguagem mais filosófica, mas a base é a mesma: se você pensar negativo, coisas negativas acontecerão com você; se você pensa positivo, coisas positivas acontecerão com você. E na América esse gênero literário fez muita fortuna. Em nenhum outro lugar do mundo, o pensamento positivo tinha alguma influência … porque é uma coisa infantil. “Pense que você é rico e se tornará rico” … todo mundo sabe que é pura e simples bobagem. E é prejudicial, é perigoso para você.

As idéias negativas de sua mente devem ser liberadas, elas não devem ser reprimidas por idéias positivas. Você precisa criar uma consciência que não seja positiva nem negativa. Isso será pura consciência. Nessa consciência pura, você viverá a mais natural e alegre das existências.

Se você reprime qualquer ideia negativa porque faz você se sentir mal, por exemplo, se está com raiva e reprime sua raiva, esforçando-se para transformar essa energia em algo positivo, como tentar se sentir amando a pessoa com quem estava zangado ou sentir compaixão por ela, você sabe muito bem que está se enganando. Em um nível muito profundo, a raiva permanece assim: você está simplesmente dando uma mão de branco para cobri-la. Na superfície você pode sorrir, mas seu sorriso será limitado aos seus lábios. Será uma ginástica dos lábios: você não estará conectado com você, com seu coração, com seu ser. Entre o seu sorriso e o seu coração, você está colocando uma barreira: a emoção negativa que você reprimiu.

E não é uma emoção única: na sua vida há milhares de emoções negativas … você não gosta de uma pessoa; você não gosta de tantas coisas; você não gosta de si mesmo; você não gosta da situação em que está. Todo esse lixo continua a se acumular no inconsciente, e na superfície uma hipocrisia toma forma, que diz: “Eu amo todos. O amor é a chave para a felicidade “. Mas nenhuma felicidade acontece na vida de tal pessoa! Existe um verdadeiro inferno dentro dela. Pode enganar os outros, e se você continuar a enganá-los por um tempo suficientemente longo, acabará se enganando. Mas isso não é uma mudança. É apenas desperdiçar a vida … que tem imenso valor, porque uma vez jogada fora, você não pode recuperá-la.

O pensamento positivo, se você quiser chamá-lo pelo seu nome real, não é nada além da filosofia da hipocrisia. Quando você sente vontade de chorar, é ensinado que você deve cantar. Você pode ter sucesso se tentar, mas essas lágrimas reprimidas sairão em outro momento, em outra situação. Existe um limite para a repressão. E a música que você estava cantando é completamente insignificante: você não a ouviu, não nasceu do seu coração. Nasceu apenas do fato de que essa filosofia diz para sempre escolher o que é positivo.

Eu sou absolutamente contra o pensamento positivo. Você ficará surpreso ao saber que, se não escolher, se permanecer em uma consciência livre de escolha, sua vida começará a expressar algo que não é nem positivo nem negativo, algo superior a ambos. Então você não será um perdedor. Não será positivo, não será negativo, será existencial. Então, se houver lágrimas, elas terão sua beleza; elas terão sua própria música. Você não precisa sobrepô-las em outra música: elas vêm da alegria, do contentamento, não da tristeza ou do fracasso. E se a música explodir, não será contra as lágrimas ou o desespero: é simplesmente a expressão da sua alegria … não é contra nada nem em favor de alguma coisa. É simplesmente o florescimento do seu ser; é por isso que eu chamo de existencial.

O pensamento positivo levou a América ao caminho errado: tornou as pessoas hipócritas. Hoje em dia, é a filosofia que, na América, tem maior aderência. Na verdade, nem é uma filosofia: é apenas lixo. Não inclui a psicologia do homem, não está enraizada nas descobertas da psicologia, nem nas mais profundas da meditação. Apenas dá esperança às pessoas, às pessoas que estão perdendo toda a esperança.

De: A transmissão da lâmpada – 13 de junho de 1986, via Pensar Contemporâneo

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.