Os Orangotangos de Sumatra, em perigo de extinção, perdem seu habitat para o fogo.

Estima-se que apenas 7.500 orangotangos permaneçam vivos no mundo. A condição da espécie é mais do que crítica.

Ana Carolina Conti Cenciani

Os incêndios florestais acontecem em muitos países, porém a maioria não é notificado nas mídias e por isso a população não fica ciente dos tais ocorridos. Na Indonésia, os incêndios estão cada vez piores e o perigo não é só para os humanos mas também para toda sua fauna nativa.

O orangotango de Sumatra é um dos animais com níveis mais críticos de ameaça de extinção e, após os incêndios na Indonésia, perdeu grande parte de seu habitat. Sua vida está em perigo. As imagens são de partir o coração.

O governo Indonésio investigou a origem dos incêndios e tem como grande suspeito os agricultores da região, sob as grandes indústrias de plantio. As áreas agrícolas já atingiram o limite, portanto a ideia de queimar parte da floresta ajudaria a expandir seus negócios. No entanto, nesta região, o mais importante é a preservação. E, neste caso, o orangotango de Sumatra é essencial, tanto para o ecossistema geral como para a salvação da própria espécie.

É o único lugar do mundo em que ele mora (Sumatra), daí seu nome, e estima-se que sua população não ultrapasse 8 mil indivíduos. É considerado em extremo perigo de extinção e hoje está perdendo seu habitat.

A preocupação é ainda maior, pois esse tipo de orangotango é considerado o “guardião da selva”, pois ajuda a sua expansão, espalhando sementes que germinam em toda a floresta.

Ao ficarem sem árvores, são forçados a descer e viver no chão, o que os torna vulneráveis a outros animais ou mesmo a humanos caçadores. Para combater a situação, o governo está trabalhando com sanções.

Segundo informações do Daily Mail , o Ministro do Meio Ambiente e Florestas do Gabinete de Trabalho do Presidente da Indonésia processará várias empresas para evitar outros possíveis incêndios. A verdade é que a saúde dos habitantes desses países também está em perigo. Não apenas os orangotangos sofrem.

 

 

Com informações de UPSOCL.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS