Viajar para o Algarve durante os meses de outono é a escolha perfeita para os viajantes que procuram evitar as multidões do pico do verão e desfrutar verdadeiramente das incríveis paisagens que a região tem para oferecer. Este destino é um paraíso para os aventureiros devido à variedade de trilhos e caminhos para percorrer. Passeios pela natureza, falésias e mar são algumas das surpresas que o esperam.

A Holidu, o portal de reservas para casas de férias, recolheu os dados do Website AllTrails e analisou mais de 500 caminhos para descobrir aqueles que não pode mesmo perder. Pronto para planear a sua próxima aventura pelo Algarve?

Burgau, crédito Marc wieland, via Unsplash

1. Percurso dos Sete Vales Suspensos – 4.7/5 estrelas & 676 comentários

Em primeiro lugar na nossa lista o Percurso dos Sete Vales Suspensos, com 4.7 estrelas e 676 comentários. Este trilho de 11,9 quilómetros, perto de Armação de Pêra, é considerado um percurso moderadamente desafiante e demora cerca de três horas e meia. O trilho está aberto todo o ano, podendo ser visitado a qualquer hora do dia. Uma viagem ao longo da costa algarvia desde a Praia da Marinha, a leste, até à Praia Vale de Centeanes. O trilho inclui uma variedade de praias e grutas para explorar. Pode ser percorrido a pé de qualquer direcção e inclui muitos sinais em postes ou rochas pintadas para guiar o caminho.

2. Trilho pelas Cavernas da Costa Algarvia – 4.7/5 estrelas & 87 comentários

Em segundo lugar na nossa classificação, encontramos o trilho pelas Cavernas da Costa Algarvia. Este trilho também de 11,9 quilómetros conta com 4.7 estrelas e 87 comentários e começa perto da aldeia do Carvoeiro. Das inúmeras grutas que irá visitar ao longo deste trilho, destacamos a Algar Seco, onde se encontra a famosa “Boneca”, uma rocha em forma de cone invertido que, dizem, se parece com uma boneca quando vista do mar. Desfrute deste trilho e aproveite as vistas das várias grutas para tirar umas belas fotografias.

3. Farol de Alfanzina – 4.7/5 estrelas & 23 comentários

A fechar o pódio, temos o caminho do Farol de Alfanzina, também no Carvoeiro, que conta com 4.7 estrelas e 23 comentários. É um percurso classificado como moderadamente desafiante de 6,1 quilómetros. Leva, em média, uma hora e quarenta minutos para ser terminado, começando e terminando no Farol de Alfanzina . Durante o seu passeio vai passar por belíssimas grutras, contudo não perca a oportunidade de visitar o miradouro, com vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico.

4. Grutas de Benagil – 4.6/5 estrelas & 189 comentários

O caminho das Grutas de Benagil encontra-se em quarto lugar na nossa lista. No AllTrails conta com 4.6 estrelas e 189 comentários, classificado pelos caminhantes como fácil. É um trilho relativamente pequeno, 3.2 quilómetros, conseguindo ser completado em menos de uma hora. Um caminho com poucas oscilações e sem grandes perigos, permite aos visitantes visualizar uma das mais belas atrações turísticas da região do Algarve, as famosas grutas e cavernas de Benagil.

5. Quinta do Lago – Praia da Ilha de Faro via Caminho do Ludo – 4.6/5 estrelas & 98 comentários

O trilho da Quinta do Lago, ao longo do caminho do Ludo, encontra-se a meio da classificação. Os visitantes deram a este caminho 4.6 estrelas num total de 98 comentários. Um percurso de quase dez quilómetros, que representa uma maior dificuldade para algumas pessoas, mas a vista que proporciona no final vale a pena. Dezenas de aves marinhas fazem o deleite de quem acaba o trilho.

6. Porto de Mós – Monte da Atalaia – 4.6/5 estrelas & 94 comentários

Na sexta classificação temos o caminho de Porto de Mós. No AllTrails apresenta 4.6 estrelas e 94 comentários, um trilho que começa na aldeia de Porto de Mós e que culmina no Monte da Atalaia, a 109 metros de altitude, que oferece uma vista da costa e paisagem rural de cortar a respiração. É um magnífico percurso ao longo da costa atlântica do Algarve, atravessando pequenas praias selvagens.

7. Praia de Vale do Centeanes – Algar e Praia de Benagil – 4.6/5 estrelas & 85 comentários

O caminho da praia de Vale de Centeanes, com 4.6 estrelas e 85 comentários, encontra-se na sétima posição. Um trilho ao longo das falésias que começa na praia de Vale Centeanes, onde a areia se estende para oeste, ladeada por imponentes e muito esculpidas falésias. Ao longo do trilho, cavernas escavadas pelo mar podem ser encontradas na base das paredes rochosas, havendo também, um largo passadiço que se estende ao longo da areia, seguindo uma plataforma rochosa onde se podem ver plantas típicas das falésias e fósseis marinhos.

8. PR9 AZJ – Pontal da Carrapateira – 4.5/5 estrelas & 188 comentários

Na oitava posição com 4.5 estrelas e 188 comentários temos o caminho PR 9 AZJ na Carrapateira. Um trilho circular de dez quilómetros que começa na aldeia da Carrapateira e o leva por um percurso cheio de lugares extraordinários para ver e explorar através dos miradouros e falésias. Confie em nós quando dizemos que é perfeito para se sentir ligado à natureza.

9. Praia da Luz – Burgau – 4.5/5 estrelas & 107 comentários

Em penúltimo lugar, o caminho da praia da Luz. No website Alltrails conta com uma classificação de 4.5 estrelas e 107 comentários, este trilho de 4,5 quilómetros é marcado por uma rota linear entre a praia da Luz e a vila do Burgau. Um passeio ao longo dos limites da terra e onde o mar oferece vistas magníficas, encantando os visitantes e permitindo a descoberta de um dos lugares mais belos da costa algarvia.

10. Rocha da Pena – 4.5/5 estrelas & 97 comentários

Em último lugar, mas não menos importante, o caminho da Rocha da Pena. Os visitantes classificaram-no como 4.5 estrelas num total de 97 comentários. Um trilho de 5,8 quilómetros perto de Benafim, considerado um percurso moderadamente desafiante, e que leva em média uma hora e quarenta e cinco para ser completado. Esta é uma área muito popular para caminhadas, por isso é provável que encontre outras pessoas enquanto a explora. Salientamos que se trata de uma área de preservação e proteção paisagística de um cenário ambiental de grande beleza natural.

Carrapateira, crédito pier, via unsplash

Metodologia

O estudo foi conduzido pela Holidu, analisando os dados do Website AllTrails, uma aplicação de fitness e viagens utilizada em actividades recreativas ao ar livre. Todos os trilhos para caminhadas no Algarve foram considerados e a classificação foi elaborada a partir dos trilhos com a maior média de estrelas e o maior número de comentários. Os dados foram recolhidos em outubro de 2022.

Sobre a Holidu: A missão da Holidu é finalmente facilitar a procura e a reserva de casas de férias. O portal de reservas para alojamentos de férias permite aos hóspedes reservar o alojamento ideal rapidamente e pelo preço mais baixo. A empresa também ajuda os proprietários dos alojamentos a aumentar as suas reservas com menos esforço através do seu software e solução de serviços sob a marca Bookiply. Os irmãos Johannes e Michael Siebers fundaram a Holidu em 2014. A empresa, em elevado crescimento, está sediada em Munique com escritórios locais nos destinos de viagem mais atrativos da Europa. Para mais informações, ver www.holidu.pt e www.bookiply.pt

Contacto:
Salvador Nogueira, PR & Online Marketing Portugal
E-mail: [email protected]

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram www.instagram.com/holidu
Facebook www.facebook.com/holidu
LinkedIn www.linkedin.com/company/holidu

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.