O segredo dos meninos tailandeses para sobreviver na caverna: gratidão e resiliência

Uma das primeiras frases que pode ser ouvida no vídeo é pronunciada por um dos adolescentes: “Estou muito feliz”. E o socorrista responde: “Nós também estamos muito felizes”. E os meninos agradecem.

Extremamente abatidos e com fome, os 12 meninos estavam na caverna inundada há mais de 11 dias e foram filmados pela equipe de resgate. As imagens foram vistas milhões de vezes no mundo inteiro.

Uma das primeiras frases que pode ser ouvida no vídeo é pronunciada por um dos adolescentes: “Estou muito feliz”. E o socorrista responde: “Nós também estamos muito felizes”. E os meninos agradecem.

Certamente a gratidão e a resiliência são dois valores muito presentes nestes meninos, que estão vivendo um momento dramático.

A resiliência é a capacidade que todo ser humano tem de enfrentar as dificuldades, os problemas e as adversidades da vida, superando-as e transformando-as. Esses garotos deram uma boa lição de resiliência!

Agora, vem o difícil trabalho de garantir a eles o apoio físico e psicológico para que possam enfrentar a incerteza sobre o resgate, que está muito complicado. Ainda não se sabe quando este pesadelo terá fim.

Por isso, é necessário que eles possam satisfazer suas necessidades físicas e psíquicas. É importante, de um lado, contar com água potável, alimentos e roupa. O frio, a fome e a desidratação podem levar a um mau funcionamento do cérebro e prejudicar a tomada de decisões.

Porém, o mais importante é contar com o apoio afetivo dos familiares e da equipe de resgate. Sentir o afeto de quem sofre com eles esta tragédia será o principal motivo para que eles não deixem de lutar.

Se conseguirem se adaptar ao ambiente e não encararem a situação como um risco que ameaça suas vidas, os adolescentes se sairão bem.

Além disso, as orações e a energia positiva enviada de todo mundo também ajudam. Tenhamos fé nesse trabalho e mandemos luz para essas crianças! Lembremo-nos de outras situações, como a dos mineiros do Chile, em que houve sucesso no resgate.

Força, meninos! Estamos com vocês!

O início do resgate!

Atualização 08-07-2018: Chefe da equipe de resgate confirma saída de 4 meninos de caverna na Tailândia nas últimas horas!

Quatro meninos foram resgatados da caverna na Tailândia após 15 dias presos, segundo Narongsak Osatanakorn, ex-governador da província de Chiang Rai, que está dirigindo a operação.

Narongsak também informou que os jovens foram retirados com máscaras de oxigênio e levados ao hospital em segurança.

***

Com informações de Aleteia e Uol

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.