O que se sabe até agora sobre a execução de médicos em quiosque no Rio de Janeiro

Três médicos foram assassinados a tiros em um quiosque na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nas primeiras horas da quinta-feira (4). Um quarto médico, que também foi baleado, conseguiu sobreviver e está atualmente internado em um hospital privado.

As vítimas estavam na cidade para participar de um congresso internacional de ortopedia, o Minimally Invasive Foot Ankle Society (Mifas), programado para começar na quinta-feira (5). O ataque aconteceu por volta da 1h, nas proximidades do Windsor Hotel, onde o evento médico estava sendo realizado.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe as investigações do crime na Barra da Tijuca. Ele levantou a possibilidade de conexão com a atuação de dois parlamentares. Uma das vítimas é Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, irmão e cunhado, respectivamente, dos deputados federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ).

“Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e familiares”, declarou Flávio Dino nas redes sociais.

A polícia está considerando a possibilidade de que o crime tenha sido uma execução, uma vez que os atiradores chegaram, abriram fogo e saíram do local sem roubar nada. Testemunhas presentes no quiosque no momento do ataque relataram que os criminosos não proferiram uma palavra e não interagiram com outras pessoas no local.

Câmeras de segurança registraram o incidente, mostrando os quatro médicos sentados em uma mesa quando foram alvejados por três homens vestidos de preto, que desceram de um carro branco e realizaram os disparos. Após o ataque, os agressores rapidamente retornaram ao veículo e fugiram sem cometer qualquer roubo.

A ação criminosa transcorreu em menos de 30 segundos, resultando em pelo menos 20 tiros, de acordo com as imagens das câmeras de segurança instaladas nas proximidades. Um vídeo mostra o veículo estacionando ao lado da ciclovia, os três indivíduos vestidos de preto saindo de um carro branco, correndo em direção às vítimas e efetuando os disparos. O relógio da filmagem marcava 0h59 daquela quinta-feira.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que, quando as equipes do 31º Batalhão (Recreio dos Bandeirantes) chegaram ao local, encontraram as vítimas recebendo atendimento dos socorristas do Corpo de Bombeiros. As autoridades realizaram buscas na região, mas não conseguiram localizar os suspeitos.

Em resposta, o policiamento na área foi intensificado na noite anterior. A perícia da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) assumiu a investigação das mortes e está investigando o caso.

***
Redação Conti Outra, com informações da CNN Brasil.
Foto destcada: Reprodução/TV Globo.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.