A pandemia favoreceu os eSports estimulando o seu crescimento, tendência em escalada que se mantém em 2021 de uma maneira extraordinária. Os especialistas da Newzoo garantem que os lucros dos esportes eletrônicos aumentarão, assim como o número de espectadores e participação em torneios mundiais.

A consultora estima que pode faturar até 189,3 bilhões de dólares em 2021 se a curva continuar em modo ascendente. O aparecimento do COVID-19 alterou os hábitos de consumo e reforçou o uso de jogos de vídeo como parte da cultura de entretenimento dos utilizadores, mesmo os utilizadores mais exigentes combinam o gosto das apostas em casas de apostas como a Betway e-sports, marca de apostas internacionalmente reconhecida.

O mesmo acontece com os eSports desenvolvidos para dispositivos móveis, a tendência vai aumentando especialmente na China, no sudeste asiático e na América Latina, deixando atrás os computadores como ferramenta para jogar online. Para além deste crescimento exponencial na indústria mundial dos eSports, que mais se pode esperar dos eSports em 2021?

Diversificação do mercado

O ecossistema dos eSports é bastante amplo e espera-se uma diversificação ainda maior em 2021. As equipas dos eSports não se limitarão à simples participação em torneios, como acontece frequentemente nos desportos tradicionais.

As equipes tentarão posicionar-se no mercado como uma marca que requererá a criação de conteúdo de interesse para satisfazer os gostos e expectativas dos seguidores e patrocinadores.

Marcas patrocinadoras como a Betway poderão adquirir novos produtos e serviços à medida que houver maior projeção e exposição da marca, isto abrirá um leque de oportunidades de negócio para os influencers.

Maior integração com os esportes tradicionais

Em 2020, os desportos tradicionais aproximaram-se significativamente dos desportos electrónicos enquanto medida de integração para fazer face às consequências da pandemia e do confinamento social.

Esta parceria será aprofundada em 2021 como uma estratégia de negócios coesa, a fim de tirar partido do crescimento económico sustentado dos desportos electrónicos.

Maior amplitude de conteúdos em plataformas de transmissão

As plataformas de transmissão como Twitch são renovadas com maior conteúdo variado, não se limitando apenas aos jogos. Estes canais online irão oferecer concertos, programação ao vivo e eventos de importância mundial para aumentar o número de jovens utilizadores que investem tempo na Internet.

Maior número de usuários

Os eSports terão uma audiência de 2.800 milhões de jogadores implantados em nível global, segundo os especialistas. Prevê-se que esta procura de jogadores contribua para o crescimento do mercado global e para o desenvolvimento de mercados potenciais, tirando partido dos progressos em matéria de infraestrutura e da economia dos países asiáticos e do Norte de África.

Jogos de vídeo menos tóxicos

Os desenvolvedores vão investir esforços para promover aspectos positivos e diminuir a toxicidade. Os jogos de vídeo visam promover a inclusão, a igualdade de género e a diversidade dos jogadores e dos espectadores. Gigantes comerciais como a Sony, a Microsoft e a Nintendo estabelecem alianças para minimizar mensagens tóxicas.

Cresce o mercado de jogos na nuvem

Prevê-se que o número de usuários no mercado da Cloud Gaming aumentará este ano. Os consórcios Amazon, Google, Microsoft e Tencent deram um grande passo ao oferecer este serviço em 2020.

Existem atualmente aplicações de jogos em nuvem compatíveis com o sistema iOS da Apple. O cenário está configurado com tudo o necessário para que este ano os jogos na nuvem produzam cerca de mil milhões de dólares.

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