O medo está tirando de você as melhores experiências da vida. Livre-se dele!

No meu trabalho atual, tenho o privilégio de conhecer, diariamente, pessoas de diversas partes do mundo. Nunca saio vazia desses encontros. Todas as pessoas que passam por mim, estão ali por um bom motivo. No Verão passado, tive um encontro que mudou, definitivamente, minha forma de ver as coisas.

Uma senhora me chamava muito a atenção durante a semana em que passou por lá. Sempre alegre, sorridente, transbordando simpatia com todos ao redor. Todas as manhãs ela se aproximava e conversava um pouco comigo sobre assuntos diversos. Em uma dessas manhãs, ela planejava o roteiro de passeios do dia, e incluía um passeio de barco. Eu, prontamente lhe disse:

– Barco? Eu acho lindo, e tenho certeza que será uma experiência incrível! Mas eu tenho muito medo. Moro aqui há 8 anos e nunca fui. Nem pretendo… (risos)

Ela me fitou com curiosidade e o seu riso já conhecido. Depois de um suspiro, me disse com doçura (transcrevo abaixo em minhas palavras):

– Kássia, eu era como você. Cheia de medo. Até que tive câncer pela terceira vez e vi a morte pela terceira vez. Eu poderia não estar aqui com minha família. Mas estou! Percebi que tinha passado a vida inteira com medo de tudo e deixado de viver tantas coisas que nem dá pra contar. E desde a última vez, resolvi que faria tudo de forma diferente, do jeito que eu queria de verdade. Comecei a dar mais atenção a meus filhos e a incentivá-los a aproveitar mais a vida. Resolvi fazer tudo que o medo não me deixava fazer: pulei de paraquedas, andei de helicóptero, barco, parei de levar tudo tão à sério, como fazia antes. E vou te dizer com sinceridade: agora, sim eu sou feliz. Então, vou te fazer um pedido, vai andar de barco… Faça por mim!

Bem, quem me conhece já sabe que, neste momento, eu já estava debulhando em lágrimas. Eu sabia que ela estava ali, como um sinal do Universo. E respondi:

– Eu entendi. E sim, eu vou andar de barco! Muito obrigada! – e dei-lhe uma abraço. Não sei quantos segundos aquele abraço durou, mas vou me recordar dele pra toda minha vida.

Um mês depois, aproveitei a companhia de um grande amigo que visitava a cidade e fui passear de barco e conhecer um recife de corais muito famoso. O dia estava lindo. Nos primeiros minutos, fiquei meio enjoada por conta da maresia. Mas logo passou. Como não sabia nadar, meu amigo me deu total suporte me auxiliando durante todo passeio. Vi peixes raros, o mar em cores que eu nunca tinha visto, conheci pessoas super divertidas. Foi um dos dias mais incríveis da minha vida que me emocionam só de lembrar. Se fecho os olhos, ainda posso viver novamente cada detalhe daquele dia…

Sempre repenso as coisas que ela me disse. Até porque, minha vida deu um salto radical desde então. Eu pensava: Quantas vezes havia deixado de viver experiências incríveis por causa do medo… E se eu tivesse mandado aquela carta? E se eu tivesse feito aquela viagem? E se eu tivesse dito o que eu sentia? E se eu tivesse aceitado aquela oportunidade de emprego? E se eu tivesse confiado? E se? E se? E se…

Então, decidi que nunca mais deixaria o medo guiar minhas escolhas e minha vida! Aceitei uma oportunidade de emprego que me ensinou uma nova carreira e me fez conhecer um novo dom, que nem eu mesma tinha noção que existia. Fiz amizades com pessoas incríveis que, sinceramente, anteriormente, nunca faria. Mudei o cabelo, o jeito de vestir, conheci pessoas maravilhosas…

Todas as pessoas das minhas relações, sem exceção, sabem exatamente o que sinto por elas. Nunca me nego a dizer que amo, respeito, me orgulho, admiro. Não tenho mais vergonha dos meus sentimentos. Tomo tudo como aprendizado e sigo em frente, melhor do que antes dessa experiência, com certeza! Recentemente, ouvi de uma pessoa que sou muito sensível… E daí? Pra mim, isso foi um grande elogio a minha sinceridade e amor às pessoas.

Então, faço a você o pedido que ela me fez: vá andar de barco! Ligue pra pessoa que você ama e diga o que sente! Aceite uma proposta que você quer, mas tem medo de sair da zona de conforto. Ligue pra sua irmã e faça as pazes. Desapegue das coisas pequenas e foque no que realmente importa: Ser feliz! Não permita que os medos que outras pessoas colocaram em você dominem a sua vida! No começo da experiência, você vai sentir o desconforto, como eu senti no barco. Depois, vai ser maravilhoso. Acredite!







Toda mulher merece a chance de recomeçar e ser feliz! ? Autora dos livros: "O diário da Ana"; "Do fundo do poço ao topo da montanha"