Os carros voadores são clássicos do futuro. A maior parte das pessoas, quando pensa em um futuro tecnológico e digital, logo pensa na existência dos tão esperados carros voadores. Há tempos eles são visualizados pelos humanos e já apareceram em diversos filmes de ficção científica.

Mas, o que muitas pessoas não sabiam é que o projeto de um carro voador já está sendo elaborado. O apropriadamente chamado AirCar (protótipo 1) foi desenvolvido por uma empresa chamada KleinVision , fundada por Stefan Klein, que passou 20 anos transformando seu sonho em realidade.

Foto: Reprodução Klein VIsion

Por uma quantia inacreditavelmente pequena para esse tipo de projeto – cerca de 2 milhões de euros – o eslovaco criou o primeiro carro voador do mundo a viajar entre dois aeroportos. Em um voo de teste, um piloto eslovaco dirigiu o que parecia ser um exótico carro esporte por uma pista na cidade de Nitra e pousou 35 minutos depois em Bratislava, antes de dobrar as asas e sair direto para a rodovia.

Neste voo inaugural, o AirCar foi capaz de atingir uma velocidade de cruzeiro de 170 km/h a uma altitude de 2.500 metros. A economia de combustível permitiria manter essa trajetória por 600 milhas (1.000 quilômetros).

Quando o protótipo pousa, apenas um toque em um botão causa uma sequência semelhante a um Transformer que em menos de três minutos deixa o veículo como um carro esporte ligeiramente superdimensionado, perfeitamente legal para estradas, com um motor BMW movido a gás de 160 cavalos de potência, um assento para outro passageiro e um teto conversível. Chocante, não é?

“Tenho que admitir que (o AirCar) parece muito legal – mas tenho centenas de perguntas sobre a certificação”, questiona o Dr. Stephen Wright, pesquisador de aviação da Univ. da Inglaterra Ocidental . “Mal posso esperar para ver o pedaço de papel que diz que é seguro voar e vender.”, completou.

Felizmente, esse tipo de documentação já foi obtida por uma outra empresa que elaborava um protótipo parecido. O problema é que tal protótipo não podia ser dirigido, porque ele não provou sua capacidade de rodar por meio de vários testes de colisão.

Pelo menos eles provaram que é possível receber a certificação.

A Klein Vision está procurando atualizar seu motor de protótipo com mais potência, permitindo uma velocidade máxima de cruzeiro de 300 quilômetros por hora, enquanto outras empresas como Hyundai, Toyota e VW estão procurando seus próprios carros voadores.

Confira um vídeo do AirCar:

Com informações de Good News Network

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.