Nova exposição imersiva sobre arte japonesa chega à São Paulo

Com entrada gratuita, a instalação leva o visitante a uma experiência imersiva com projeções em grande escala e trilha sonora especial.

Ana Carolina Conti Cenciani

A nova exposição “Japão em sonhos”, na Japan House, em São Paulo traz em uma exposição imersiva histórias e elementos culturais japoneses. Trata-se de uma instalação em que a experiência imersiva se dá por meio de projeções de grande escala em mapeamento de vídeo (vídeo mapping), acompanhada de trilha sonora especial para oferecer ao visitante uma viagem de sonhos ao Japão.

A entrada é gratuita e a instalação – no térreo do centro cultural – apresenta uma sequência de imagens e sons que destaca os mais marcantes elementos japoneses, desde a beleza efêmera da florada das cerejeiras e o famoso festival de lanternas (Tsunan Yuki Matsuri), até uma floresta misteriosa habitada por espíritos do folclore japonês. A imersão é uma jornada por figuras simbólicas do Japão e se inspira nas gravuras japonesas do ukiyo-e, movimento artístico japonês iniciado no século 17, que ganhou a Europa no século 19, quando as relações comerciais entre o Ocidente e o Japão foram abertas.

Criada pela empresa Danny Rose Studio, a obra, que esteve em cartaz no último ano no Atelier des Lumières, em Paris, ficará disponível para visitas até Abril.

Destinada para todas as idades, a instalação promete encantar com a diversidade de imagens combinadas perfeitamente com uma expressiva trilha sonora, que conta com faixas do músico japonês contemporâneo, Ryuichi Sakamoto, além de ritmos incrivelmente rápidos e expressivos dos tambores japoneses.

Mais informações:
Japão em Sonhos
Japan House – Avenida Paulista, 52 – São Paulo
Terça a sábado (das 10h às 20h)/ Domingos e feriados (das 10h às 18h)
Entrada gratuita
https://www.japanhouse.jp/saopaulo/

 

Fonte: G1

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.