Nascimento do 50º filhote de harpia emociona biólogos em Refúgio Biológico no Paraná

O pequenino nasceu com apenas 89 gramas e já é uma estrela! Ele é o 50º exemplar a nascer do Programa de Reprodução de Harpias, conduzido pelo Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu.

O nascimento ocorreu em 26 de abril e o bebê ave é filho do primeiro macho nascido no local, em 2009 e da fêmea que veio do Parque Zoobotânico Vale, no Pará, em 2014. Esses são uns dos casais reprodutores do Refúgio que hoje possui 36 aves.

“Nosso programa é o único no mundo que mantém uma reprodução continuada da espécie. Em outras instituições, há dois ou três nascimentos, mas não é mantida a reprodução de forma constante”, conta o biólogo Marcos de Oliveira, especialista no manejo de aves de rapina.

A Harpia é também chamada de gavião-real, uiraçu ou gavião-pega-nenê e é a maior ave de rapina do Brasil. Pesa em média 5 kg, com asas que podem chegar a ter até 2 metros de envergadura. É um pássaro majestoso!

contioutra.com - Nascimento do 50º filhote de harpia emociona biólogos em Refúgio Biológico no Paraná

A espécie pode ser encontrada em florestas tropicais entre o sul do México e o norte da Argentina, e no Brasil, na Amazônia e em outras áreas do país. A Harpia harpyja, infelizmente, é uma espécie ameaçada de extinção, portanto é de extrema importância sua proteção.

Essa majestosa ave se encontra no topo da cadeia alimentar, podendo incluir em sua dieta cobras, tatus, bichos-preguiça, filhotes de veado, araras-azuis, seriemas, macacos-prego e até, cachorros-do-mato. Sua força é tão grande, que é capaz de levar suas caças até o topo das árvores para se alimentar. Consequentemente ela controla naturalmente a população de outros animais, mantendo o equilíbrio da vida selvagem.

Ainda não é possível descobrir se o novo bebê é macho ou fêmea, mas o biólogo Marcos de Oliveira ressalta que o próximo passo é conseguir soltar algumas dessas aves na natureza: “Já temos animais com idade compatível para entrar em um programa de soltura. É preciso finalizar o processo, criar um recinto no meio da floresta, longe do contato humano e colocar presas vivas para as aves caçarem”, diz.

contioutra.com - Nascimento do 50º filhote de harpia emociona biólogos em Refúgio Biológico no Paraná
O Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, na fronteira do Brasil com o Paraguai, registrou no último domingo (26) a chegada do 50º filhote do Programa de Reprodução de Harpias (Harpia harpyja), mantido pela usina. O nascimento do bebê harpia consolida a iniciativa como o maior programa de reprodução em cativeiro da ave símbolo do Paraná no mundo.

O trabalho dos biólogos e responsáveis pelo Refúgio é admirável. A natureza com certeza agradece pela preservação dessa espécie única!

 

Com informações de Conexão Planeta







Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.