As mães são livres para tomar as decisões que parecem melhores para seus filhos. No entanto, quando algumas delas são polêmicas ou “fora do comum”, a situação passa a interessar a muitos e as críticas ficam na ordem do dia.

Foi o que aconteceu com Shahnta Hoare, uma mãe de 24 anos que tomou a decisão de não dar banho ou limpar seu bebê, insistindo que mantê-lo coberto pelo líquido com o qual ele nasceu “dá a ele uma barreira protetora”.

“Meu marido e eu decidimos não dar banho em nosso filho por causa dos benefícios para a saúde”, disse ela ao The Post recentemente. “Ajuda os recém-nascidos a regular a temperatura corporal, fornece uma barreira protetora e também é antimicrobiana”, acrescentou.

Shahnta Hoare

Os alertas sobre essa situação foram levantados depois que Shahnta fez uma postagem no TikTok onde falou sobre seus planos de manter Ozzy coberto com os líquidos intrauterinos. Rapidamente a postagem se tornou viral e gerou muitos debates.

“O vérnix* é muito bom para manter na pele, é super, super hidratante. Também é um pouco oleoso”, explicou a mãe do bebê nascido no dia 6 de maio.

“Tinha (vérnix) nas dobras do pescoço, nas orelhas, nos dedos das mãos e dos pés, é o melhor. Eu sei que pode ser nojento para alguns, mas quando se trata do seu próprio bebê, você pensa, isso é tão bom”, explica a mãe por causa do preconceito das pessoas. “Então, sim, ele não foi lavado e não vai tomar seu primeiro banho por muitas semanas.”

Shahnta Hoare

Muitos internautas ficaram chateados com a decisão de Shahnta de não limpar seu bebê e foram para a seção de comentários para compartilhar seus pensamentos. “Se meu bebê não estiver limpinho, não vou tocá-lo”, escreveu uma pessoa. Outro acrescentou: “Não poderia imaginar nada pior”. “Por quê? Tipo, como isso é bom para um recém-nascido?” alguém perguntou.

No entanto, ela também foi apoiada por pessoas que compartilham a decisão de não dar banho em bebês : “Sou estudante de obstetrícia e o que você diz é o que recomendamos”, “Até os bebês mais sujos parecem super limpos duas horas após o parto”, “ Não sai naturalmente, é absorvido. É o melhor para a sua pele”, lê-se entre os comentários.

Shahnta Hoare

“Os recém-nascidos realmente não são sujos, eles não ficam sujos.”. “Suas bundas e outras coisas podem ser limpas, mas não há razão para usar sabão.” , disse Shahnta
Por fim, ela disse: “Se você não quer dar banho no seu bebê durante os dois primeiros meses, a escolha também é sua”.

Vérnix caseosa é uma “camada protetora que se forma na pele de um bebê no útero”, relatou HappiestBaby.com . “É uma substância espessa e gordurosa feita de água, ácidos graxos e proteínas, e cria uma barreira de umidade para a pele de seu bebê. O vérnix protege e hidrata a pele delicada dos bebês para que não rache ou enrugue.”

Você concorda com a decisão dessa mãe? Queremos saber a sua opinião.

***

Texto traduzido e adaptado de Upsocl

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.