Não custa nada a gente exercitar a honestidade emocional quando conhecermos alguém

Já aconteceu na minha e definitivamente aconteceu na sua vida de conhecer alguém completamente diferente e especial – pelo menos naquele momento, e a pessoa simplesmente dizer (depois de aproveitar bastante a sua companhia) que não está pronta para um relacionamento sério. Sacanagem maior não tem, todos pensamos e com razão.

Pra quem fica pelo caminho, vem aquela sensação de juntar os cacos acompanhado do discurso de pular fora no caso um possível amor futuro. Percebe o ciclo que está sendo criado? A questão é que todos nós, em algum momento, também fomos a pessoa que demos a desculpa esfarrapada sobre não estarmos prontos para algo mais. Às vezes podemos imaginar que fomos sinceros desde o começo, mas às vezes é um furacão compartimentar e depois transbordar o que sentimos por alguém. Claro, nada disso serve como justificava para quebrar o coração do outro mas, sem querer, acaba dizendo muito sobre o nosso olhar para o lado.

Vivemos em tempos estranhos, eu sei. Só que estar pronto não é tão simples e nem tão complicado assim. Fato é que não custa nada, nada mesmo, a gente exercitar a honestidade emocional quando conhecermos alguém. Porque depositar tempo e energia no espaço de alguém requer responsabilidade e não é legal fazer isso sem ao menos uma dose mínima de cumplicidade. Que todos possamos conversar com o nosso interior antes da tomada de decisão sobre estar disponível para alguém. Ou que ao menos sejamos bem explícitos a respeito das nossas intensidades e intenções desde o primeiro aceno. Significa muito pra quem não quer ficar tratar logo de dizer e significa mais ainda pra quem quer ficar e que não merece perder o otimismo de encontrar alguém que queira. No fundo, todo mundo sabe que se apaixonar é sentir com ousadia e amar é uma coragem diária pro coração.

***

Imagem de capa meramente ilustrativa: cena da série Modern Love- Amazon Prime