Nadadora de 16 anos com deficiência visual conta com seu cão-guia para ajudá-la a treinar, ele é seu “par perfeito”.

Anastasia Pagonis espera representar os Estados Unidos nos Jogos Paraolímpicos de 2021 em Tóquio, com seu cão-guia, Radar, ao seu lado.

Ana Carolina Conti Cenciani

Depois de lutar contra a ansiedade e a depressão após perder a visão, Anastasia Pagonis voltou a gostar de nadar e correr quando recebeu uma pequena ajuda de um amigo canino.

Anastasia Pagonis, moradora de Nova York, Estados Unidos, tinha 14 anos quando perdeu a visão. “Ser adolescente é difícil, então ter isso também foi uma grande luta para mim. Levei cerca de oito meses para me acostumar, e então pensei: ‘Ok, estou cega. Agora, o que vou fazer da minha vida?’”, relata. E sua resposta foi mais improvável do que ela imaginava: a natação.

Pagonis começou a nadar apenas 6 meses antes de perder a visão, mas sabia que era o seu “lugar feliz”. A nadadora de meia distância de apenas 16 anos acumulou vitórias impressionantes, incluindo duas medalhas de ouro na World Para Swimming World Series, na Austrália, no início deste ano.

Assim, ela recebeu um telefonema que propunha juntá-la com um cão-guia. A Guide Dog Foundation a juntou com um cão labrador chamado Radar, criado por um time de hóquei profissional.

Guide Dog Foundation

Pagonis e Radar treinaram juntos por várias horas por cerca de 10 dias. Então, em 19 de agosto, eles oficialmente se uniram.

Guide Dog Foundation

“Ter o Radar me deu muita independência e estou literalmente apaixonada por ele. É a melhor coisa que já tive. Somos uma combinação perfeita”, conta Pagonis ao Portal Estadunidense.

Guide Dog Foundation

Pagonis e Radar viajaram recentemente para o Colorado, onde a adolescente está treinando com outros atletas de alto nível para os Jogos Paralímpicos de 2021 em Tóquio.

“Esta semana irei oficialmente morar com Radar para me tornar uma atleta residente no Centro de Treinamento Paraolímpico Olímpico no Colorado. Esta foi uma decisão enorme e assustadora para mim. Mas às vezes você tem que dar um salto de fé, porque se você não tentar, você não saberá. Sempre siga seus sonhos ” , escreveu a jovem em sua conta no Instagram.

Guide Dog Foundation

Eles são o par perfeito!

Instagram @anastasia_k_p

 

Com informações de UPSOCL

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.