“Motorista gritou para pular antes do ônibus cair”, diz sobrevivente de acidente que matou 16 pessoas

Na tarde desta sexta-feira (04), um ônibus caiu de um viaduto em João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros, 16 pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas, sendo três em estado grave.

Em conversa com a revista Época, Cícero Lima, um dos sobreviventes do acidente, falou sobre como consegiu sair com vida. “‘Graças a Deus pulei e estou aqui com vida. Antes de cair, eu consegui pular”.

“Percebi que tinha algo de errado, que vinha em alta velocidade, aí fiquei em movimento e em alerta. Acho que ele já vinha sem freio, desgovernado. Foi quando ele bateu, pegou o retrovisor de um caminhão quase subindo a ponte e voltou de ré. Aí pularam uns na minha frente e eu também consegui graças a Deus”, relatou, ainda assustado, em breve contato com ÉPOCA.

contioutra.com - "Motorista gritou para pular antes do ônibus cair", diz sobrevivente de acidente que matou 16 pessoas

Cícero contou ainda que o motorista abriu a porta e gritou para que os passageiros saltassem após alertar que o freio havia falhado. Ele também pulou e fugiu logo em seguida.

“O Motorista gritou: ‘pula que o ônibus faltou freio’. Pularam umas duas pessoas, ele ainda ficou no volante e depois ele pulou. Aí pularam mais umas pessoas depois. Comigo, acho que foram umas oito”, disse.

contioutra.com - "Motorista gritou para pular antes do ônibus cair", diz sobrevivente de acidente que matou 16 pessoas
Cícero Lima: sobrevivente de acidente Foto: Reprodução

Eliane Guerra, outra sobrevivente do acidente, também falou com a Revista Época.

“Eu não percebi que o ônibus estava caindo. O ônibus estava andando rápido, aí o motorista avisou que estava sem freio. Quando chegou na ponte, a velocidade abaixou um pouco. Eu só percebi que havia algo errado quando o ônibus começou a andar para trás. O motorista abriu a porta, e eu pulei. Eu e algumas pessoas conseguimos pular ali no asfalto mesmo, antes de cair de cima da ponte. Estou sem carregador, sem nada. Ficou tudo no ônibus”, disse ela.

contioutra.com - "Motorista gritou para pular antes do ônibus cair", diz sobrevivente de acidente que matou 16 pessoas
Eliane Guerra saltou do ônibus antes que caísse do viaduto Foto: Reprodução

Ônibus sem autorização

Informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) dão conta de que o ônibus não tinha autorização. “A empresa está cadastrada na ANTT e tem um Termo de Autorização para prestação de serviço regular concedido pela Justiça, por liminar. No entanto, o veículo em questão não estava habilitado para prestar o serviço de transporte de passageiros”, disse o órgão.

O ônibus da Localima Turismo, com placa de Alagoas, caiu no km 350 da BR-381, em um trecho conhecido como “Ponte Torta”, perto da entrada para Dom Silvério.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita é de que o veículo tenha perdido o freio. O motorista pulou do ônibus e fugiu, segundo relatos de testemunhas aos policiais. Até as 18h15, ele ainda não havia sido encontrado.

***
Redação Conti Outra, com informações de G1 e Época.
Foto de capa: Reprodução.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.