Morador instala pia comunitária na calçada de casa para incentivar higiene pessoal durante pandemia

Um morador de Itapira (SP) decidiu fazer algo para tentar conscientizar as pessoas sobre a importância vital de assumir cuidados de higiene pessoal durante a pandemia de coronavírus, por isso instalou uma pia do lado de fora sua casa, junto de um placa que diz. “Juntos somos mais fortes, use com responsabilidade. Feche a torneira e deixe sabão para o próximo.”

REDAÇÃO CONTI outra

Com o crescente número de pessoas furando a quarentena e desrespeitando as recomendações de higiene pessoal da OMS – Organização Mundial de Saúde – , o país vive sob a ameaça de que os casos de coronavírus possam crescer na mesma proporção nos próximos dias. Diante desta situação, muitas pessoas têm assumido para si a responsabilidade de fazer algo para contribuir para uma mudança neste cenário. Um destes casos é o de um morador da cidade de Itapira, no interior de São Paulo, que construiu uma pia do lado de fora da sua casa para conscientizar as pessoas que passam pelo local a lavar as mãos e tentar evitar o contágio do coronavírus. A estrutura foi instalada na calçada e conta com água e sabão para reforçar a higiene pessoal.

Rogério Rodrigues, que é trabalhador autônomo, construiu o sistema utilizando restos de materiais de construção. Ele contou ao G1 que, devido ao fechamento de estabelecimentos por conta da quarentena no município, o acesso a banheiros e outros serviços foi afetado, o que reforça a necessidade da população ter uma opção para lavar as mãos.

A casa de Rogério está localizada no Centro de Itapira, onde há muita circulação de pessoas.De acordo com ele, a pia chega a ser utilizada até de madrugada.
Junto da pia foi instalada uma placa que conscientiza os usuários e orienta sobre o uso da pia comunitária. “Juntos somos mais fortes, use com responsabilidade. Feche a torneira e deixe sabão para o próximo. Grato”, diz o aviso.

“A ideia surgiu pela responsabilidade social que todos nós temos que ter, […] é muito gratificante você fazer a sua parte” conta o morador.
Se você gostou da ideia do Rogério, que tal também fazer algo para tentar conscientizar as pessoas da sua comunidade sobre a importância dos cuidados com a higiene pessoal? Não, não estamos sugerindo que você instale uma pia em frente à sua casa. Um post nas suas redes sociais, ou uma mensagem a um amigo no Whatsapp já basta. Neste momento, qualquer ajuda é necessária para que possamos sair logo desta situação. Fica a dica!

***
Redação CONTI outra. Com informações de G1
Foto: Reprodução/EPTV1

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.