Mônica consola Mafalda em homenagem ao cartunista Quino, falecido nesta quarta-feira

Maurício de Souza prestou uma bonita homenagem ao cartunista Quino, criador da inesquecível personagem Mafalda. “O amigo Quino está agora desenhando pelo universo”.

REDAÇÃO CONTI outra

Uma notícia inesperada causou grande comoção no início da tarde de ontem (30): o falecimento do cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino. De acordo com informações do jornal argentino Clarín, ele não resistiu às complicações de AVC sofrido na última semana.

Quino foi o responsável pela criação das tirinhas da célebre personagem Mafalda, que tratavam de questões políticas ou filosóficas com um humor afiado. A personagem se tornou tão famosa e querida que uma estátua em sua homenagem foi construída no Bairro de San Telmo, em Buenos Aires.

O falecimento do desenhista repercutiu especialmente entre seus colegas de profissão. Thiago Borbolla, Laerte Coutinho e Tarcísio Motta foram apenas alguns dos ilustradores que se manifestaram sobre a perda.

Dentre todas as homenagens a Quino, uma chamou especial atenção, a de Mauricio de Souza, criador da Turma da Mônica. Em seu instagram, ele postou uma ilustração em que Mônica surge consolando Mafalda, além de um belo texto lamentando a partida do colega de profissão.

Confira abaixo:

QUINO VIVE

O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez. Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo ano em que eu criei a Mônica, em 1963. Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos para desbravar o mundo dos quadrinhos. Estive com ele em 2015, em Buenos Aires, no Centro Cultural Brasil-Argentina, onde o presenteei com uma Mônica ao lado da Mafalda na comemoração dos 50 anos das duas personagens. Uma pessoa dócil e um dos maiores desenhistas de humor de todos os tempos. Quino vive agora mais forte dentro de nós.
Mauricio de Sousa

***
Redação CONTI outra. Com informações de Correio Brasiliense e Jornal do Comércio

Imagem de capa: Maurício de Souza

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.