Mesmo que as coisas estejam difíceis, não desista!

A vida é uma caminhada contínua e desafiante. E é preciso se saber importante durante todo o trajeto; se sentir privilegiado, mesmo em tempos de incerteza; é preciso procurar força nos momentos de fraqueza e ser firme nos momentos mais dolorosos.

Há um propósito escondido em tudo o que acontece. Há sempre algo novo a se descobrir. A vida é uma fonte infinita de começos e recomeços.

E não é preciso acreditar em destino pra enxergar a vida assim. A quem é adepto da filosofia do acaso, também é possível perceber que há um propósito em tudo o que acontece. As lições que ficam, e todos os seus aprendizados, fazem parte do maravilhoso processo que é viver em plenitude.

As surpresas, as novidades, as más notícias, nos trouxeram ao que somos hoje. As lutas, fracassos e vitórias foram os responsáveis pelo nosso jeito de encarar a vida.

A distância, as doenças, as separações, a morte…, são processos que exigem o máximo da nossa força. São como pausas, onde a vida parece ter ficado suspensa, sem a certeza do próximo passo. Há um escuro, um vazio ao redor de tudo, que só o tempo é capaz de clarear ou preencher.

É preciso crer que algo bonito virá depois do sofrer. Pois sempre virá algo de bom. Novas descobertas, novas alegrias, novos amores, novos desejos; uma nova visão, com mais sabedoria e mais gana de viver tudo o que há para ser vivido. A vida sempre traz suas recompensas a quem não desiste de acreditar em dias melhores.

Ser capaz de perceber que as batalhas nos fazem mais fortes é o que nos torna bons combatentes. E vencedores! E isso não é sobre fama ou dinheiro, é sobre continuar sorrindo mesmo depois da tempestade. É sobre juntar os pedaços depois de ter se quebrado e sobre achar o caminho mesmo estando perdido e com medo. Vencer é conseguir se reconstruir; se reinventar depois de se olhar no espelho e não ver mais a pessoa que você era. Riqueza é encontrar um novo caminho depois de ter perdido o chão ou depois de ter errado na escolha da direção.

Por mais que a ansiedade, a tristeza e a insegurança nos tentem, é preciso confiar que coisas boas encontrarão um caminho para chegarem até nós. O autor Marcel Camargo nos ensina que: “por mais dureza que nos cerque, a gente encontra uma fresta para seguir e brilhar.” E é mesmo assim que deve ser. Afinal, a vida é dura, mas nós nascemos para resistir.

***

Imagem de capa ilustrativa: momento em que o médico Drauzio Varella abraça Suzy, mulher trans que não recebe visita na cadeia há oito anos.







Administradora por profissão, decidiu administrar a própria casa e o cuidado com suas duas filhas, frutos de um casamento feliz. Observadora do comportamento alheio, usa a escrita como forma de expressar as interpretações que faz do mundo à sua volta. Mantém acessa a esperança nas pessoas e em dias melhores, sempre!