Menina de 8 anos conversa com astronauta em órbita usando o rádio amador do pai

Uma tecnologia já antiga foi respinsável por fazer com que uma garotinha inglesa de apenas oito anos conseguise estabelecer contato com um astronauta em órbit.

Tudo aconteceu em 2 de agosto, quando a pequena Isabella Payne já tinha se recolhido em seu quarto para ter seu “sono de beleza”. Mas seu pai, Matthew, sabia que, como eles compartilhavam a paixão pelo espaço e pelas comunicações de rádio, uma breve oportunidade de comunicação com o astronauta americano Kjell Lindgren não poderia ser desperdiçada.

O pai arrastou Isabella para fora da cama e eles correram até o rádio amador.

“Eu fiquei tipo, ‘Por que você está fazendo isso comigo? Eu preciso do meu sono de beleza’”, disse Isabella à CNN na quarta-feira.

A bordo da Estação Espacial Internacional, uma estação de rádio Ham é mantida para que os astronautas possam ocasionalmente conversar com pessoas em terra – geralmente escolas – por meio de comunicações de rádio clássicas.

Essas conversas geralmente são breves, com os operadores fornecendo o indicativo exclusivo de seu rádio, um nome e localização, um agradecimento e um adeus. No entanto, quando Lindgren, que estava passando por Kent naquela noite, ouviu o nome e a idade de Isabella, sua voz deixou explícita a sua alegria

O astronauta foi ao Twitter e disse que esse pode ter sido seu contato favorito até agora.

“Fiquei muito feliz quando ouvi a voz dele”, disse Isabella à CNN. “Achei que era um sonho.”

Isabella compartilha a paixão de seu pai pelo espaço e pelo rádio, e assiste a cada lançamento e caminhada espacial ao lado dele na mesa do rádio.

O sonho de Isabella é se tornar especialista em comunicação em uma agência espacial para que ela possa repetir seu intercâmbio com Lindgren quantas vezes quiser.

***
Redação Conti Outra, com informações de Good News Network.
Fotos: Reprodução.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.