Os membracídeos (Membracidae) são uma família de insetos hemípteros que possuem cerca de 3.000 espécies e habitam todos os continentes, embora na Europa existam apenas três espécies.

Esses insetos extraordinários perfuram os caules das plantas com seus bicos e sugam a seiva. Eles transformam o excesso de seiva em um concentrado de melada, que atrai formigas. Algumas espécies de membracídeos desenvolveram um mutualismo com as formigas que lhes dão proteção contra predadores.

O que os distingue visualmente é que seu pronoto, a placa protetora na frente do tórax do inseto, se expande para cima e sobre o corpo. Em algumas espécies, o pronoto parece um espinho, mas em outras assume formas muito estranhas.

Sua anatomia incrível torna esses insetos únicos. Eles têm uma variedade incrível de cores, tamanhos e formas que se parecem com seres alienígenas.

***
Redação Conti Outra, com infdormações de Nation.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.