Linha de calçados 100% sustentáveis é produzida no Brasil

A ideia de consumo sustentável não é uma utopia. Sim, hoje em dia já é possível adquirir um produto 100% sustentável, com extração de recursos naturais de forma responsável, mão de obra valorizada, durabilidade e biodegradação. Se aos mais céticos for necessário dispôr de exemplos, trazemos um dos bons: A linha de calçados Vert.

REDAÇÃO CONTI outra

 

Produzidos no Rio Grande do Sul com lona de algodão ecológico do Ceará, látex do Acre e couro com curtimento ecológico, os calçados Vert já estão presente na Europa há nove anos e agora desbravam o mercado nacional. Então pode ser que logo você se depare com um par de calçados Vert em uma vitrine próxima de você.

Para certificar a retirada responsável de borracha do Acre, um comitê gestor – que envolve a Vert, a WWF-Brasil e o governo do Acre, entre outras instituições – foi criado em 2010. Antes disso a matéria-prima vinha 100% da Reserva Extrativista Chico Mendes.

O que deveria ser a regra e não a exceção, os direitos dos trabalhadores são devidamente respeitados na confecção dos calçados Vert, e o que garante isso é a fiscalização da legislação brasileira, que, embora longe do ideal, é mais rigorosa que a de outros países, com a China, por exemplo. Isso garante responsabilidade social maior do que a de outras marcas de roupas e calçados que dominam o mercado – você já reparou na etiqueta dos seus produtos?

Ainda não foi estabelecido um plano de reutilização do tênis, mas a empresa garante estar preocupada com a questão. Como diz o site oficial: “A VERT é uma experiência; um projeto em andamento; com seus limites e aperfeiçoamentos necessários”.

Não há nada mais elegante do que ostentar consciência ambiental e responsabilidade social, não é mesmo? Estamos torcendo para que essa moda pegue!

***
Com informações de thegreenestpost

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.