Leopardo que parecia extinto desde os anos 80 é visto novamente em Taiwan

O ressurgimento do leopardo nebuloso de Formosa depois de ter sido dado como extinto é mais um dos maravilhosos milagres da natureza.

REDAÇÃO CONTI outra

A natureza, como a força vital que é, nunca se cansa de tentar reestabelecer seu equilíbrio, mesmo que as ações nocivas do homem insistam em dificultar as coisas. Um dos mais recentes “milagres” da natureza é o celebrado reaparecimento de um ser vivo que parecia não habitar mais este planeta, o leopardo nebuloso de Formosa, visto pela última vez antes disso nos anos 1980. A natureza nunca se dá por vencida!

A espécie é conhecida por ser bastante ágil e vigilante, evitando tentativas humanas de capturá-lo. Originário da ilha de Taiwan, o Leopardo Nebuloso de Formosa foi sendo vítima de caça e destruição do seu habitat natural. Na década de 90, foram analisadas 16 mil imagens de animais carnívoros de Taiwan, mas o leopardo não estava entre eles. Posteriormente, de 2001 a 2013, uma equipe de zoologistas taiwaneses e norte-americanos inspecionou a região, mas não conseguiu avistar o animal. Após a expedição, o animal foi declarado extinto.

No entanto, a natureza tem diferentes maneiras de nos surpreender, e o leopardo nebuloso de Formosa ressurgiu diante de várias testemunhas no município de Daren, Estado de Taitung, em taiwan, depois de 36 anos.

Illustration of Formosan clouded leopard by Joseph Wolf circa 1862. (Wikimedia Commons)

De acordo com o “Taiwan News”, as testemunhas teriam avistado o animal no sudeste do território. Um guarda florestal afirma ter visto o grande felino subindo uma árvore e perseguindo cabras numa encosta; já outro garante que o avistou junto a um conjunto de motocicletas.

Taxidermy of a Formosan Clouded Leopard. (Image from digitalarchives.tw)

Sem certeza absoluta se os animal vistos era mesmo o leopardo dado como extinto, os responsáveis locais formaram grupos de trabalho para tentar encontrar o felino. Entretanto, por precaução, toda a caça foi proibida no local.

***
Redação CONTI outra. Com informações de O Eco e Nit

Imagem de capa: Wikimedia Commons

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.