Jovem vence prêmio de ciência mundial por remover microplásticos da água

Este jovem fez um grande avanço contra uma das maiores ameaças ao planeta.

CONTI outra

Fionn Ferreira, originalmente da Irlanda, foi o vencedor da Google Science Fair 2019, um evento global de prestígio que envolve alunos de 13 a 18 anos.

O jovem de 18 anos ganhou um prêmio de US$ 50 mil que foi entregue na sede do Google na Califórnia.

Ferreira foi um dos 24 finalistas escolhidos entre mais de 100 participantes regionais. Graças ao seu projeto de examinar um novo método para a extração de microplásticos a partir da água, ele pode ser o vencedor do concurso.

Na água, peixes e outros animais podem confundir os pequenos pedaços de plástico com alimentos e, a partir daí, o plástico é integrado à cadeia alimentar, incluindo seres humanos.

A Irlanda planeja introduzir legislação que proíba a venda, fabricação, importação e exportação de produtos contendo microplásticos.

Fionn usou um método que combina óleo de magnetita em pó e ímãs para extrair microplásticos da água. Em 1.000 testes realizados, o jovem conseguiu eliminar mais de 87% dos microplásticos.

Seu projeto pode formar a base para uma maneira eficaz de extrair microplásticos da água, o que é um grande problema hoje. “O próximo passo é escalar isso em nível industrial”, disse Ferreira.

Ao apoiar iniciativas de jovens como a Fionn, podemos encontrar soluções eficazes para muitos dos nossos problemas no mundo. Um aplauso para a ciência!

Via A Soma de Todos os Afetos. Fonte: Nation

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.