Oscar Andrés Méndez é um arquiteto colombiano reconhecido por ter desenvolvido um interessante sistema construtivo do tipo LEGO, que permite a qualquer pessoa construir sua própria casa, utilizando plásticos reciclados para contribuir com a mitigação de problemas sociais e ambientais.

O arquiteto optou por este sistema porque os resíduos plásticos estão causando muitos danos ao meio ambiente e também porque esse sistema pode beneficiar as famílias mais carentes por ser 30% mais barato do que os métodos tradicionais de construção que são feitos no meio rural e também por ter durabilidade de 500 anos.

Dessa forma, o sistema criado por Oscar se tornou uma excelente alternativa para a construção de casas, abrigos, escolas, centros comunitários e outras edificações que podem beneficiar muito as populações de baixa renda, principalmente nos países africanos, asiáticos e latino-americanos.

Para a construção dos prédios, primeiro se adquire o plástico reciclado e os tijolos são fabricados pela injeção do plástico derretido em um molde que lhes dá a forma de um bloco e de forma semelhante às peças do jogo LEGO, o sistema de montagem é simples, o que facilita as construções.

Além disso, o sistema do arquiteto colombiano permite que as edificações sejam mais resistentes a roedores, água e fogo, proporcionam maior conforto térmico e acústico e são resistentes a terremotos de até 9,5 graus na escala Richter.

Outra das principais vantagens dessas edificações é que, para o cálculo do custo, a quantidade de plástico processado é considerada em quilos e não por metro quadrado. Por exemplo, construir uma casa de 40 m2 para uma família custaria cerca de € 4.500 ($ 5.300 USD) e pode ser construída por quatro pessoas em apenas cinco dias, mesmo que elas não tenham experiência em construção.

Desta forma, a empresa colombiana de Oscar, Conceptos Plásticos, trabalha principalmente com governos, organizações não governamentais, fundações de caridade e empresas privadas, que pagam por soluções habitacionais para comunidades carentes e, assim, implementam diversos projetos sociais. Posteriormente, eles fornecem os materiais e as próprias comunidades os utilizam após receberem treinamento para construir as casas com o sistema colombiano.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.