Oriini Kaipara é uma jornalista neozelandesa que aos 37 anos se tornou a primeira pessoa a apresentar um noticiário de televisão com uma tatuagem no rosto, e uma muito especial, já que se trata de uma arte moko kauae, originária de do grupo étnico Maori, da Polinésia.

Sobre o fato histórico, Oriini disse à Stuff que está muito orgulhosa de suas raízes Maori. “É realmente emocionante. Estou orgulhosa de quão longe cheguei ao ancorar às 18h agora”, disse a jornalista.

Até o momento, dentro de sua experiência profissional, a jornalista já tinha experiência como âncora desde 2019 na TVNZ, apresentando o telejornal do meio-dia, mas agora ela deu um passo adiante, assumindo o comando do telejornal do horário nobre.

Com seu moko kauae característico, ele conquistou o coração de muitos espectadores e, da mesma forma, aproximou essa cultura de muitas pessoas. “É definitivamente um passo para frente. Se houvesse um objetivo para mim, seria apresentar as notícias no horário nobre, e isso aconteceu ”, disse Oriini a Stuff.

A tatuagem em seu queixo é tradicional para as mulheres Maori e simboliza a transformação da infância à idade adulta.

Oriini é uma jornalista de muito destaque, reconhecida por fazer um excelente trabalho. No âmbito pessoal, elale tem ancestrais Tūhoe, Ngāti Awa, Tūwharetoa e Ngāti Rangitihi, grupos pertencentes à cultura Maori.

Para a profissional, essa é uma conquista muito importante, pois representa uma oportunidade para as pessoas que pertencem à etnia polinésia, de forma a promover a inclusão. “Estão se abrindo novos caminhos não só para nós, como Maori, mas também para pessoas de outras etnias. Quer você tenha um moko kauae ou não”, disse Oriini.

***
Redação Conti Outra, com informações de UPSOCL.
Fotos: Reprodução/Oriini Kaipara.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.