Homem já evitou que mais de 200 pessoas saltassem da Golden Gate; e o melhor é como ele faz isso

O oficial Kevin Briggs salvou a vida de mais de 200 pessoas, ganhando o título de “Guardião da Ponte Golden Gate”.

CONTI outra

Por mais de 23 anos, Kevin Briggs, oficial de patrulhamento na estrada da Califórnia, patrulhou a famosa ponte Golden Gate todos os dias.

Embora Briggs tenha sido treinado para lidar com incidentes de trânsito na ponte, assim que ele começou, percebeu que havia muito mais no trabalho do que ele previra. O que ele não sabia na época é que a Ponte Golden Gate é um dos destinos mais populares do mundo para pessoas que tem a intenção de acabar com própria vida.

Wikimedia Commons.

A 746 pés acima das águas frias da Baía de São Francisco, a ponte parece atrair as pessoas problemáticas e clinicamente deprimidas que decidem acabar com suas vidas. Com inúmeros casos registrados no local, era apenas uma questão de tempo até que o policial Briggs fosse chamado à cena em que alguém que estivesse tentando pular da ponte.

“Havia de quatro a seis casos de pessoas tentando saltar da ponte todos os meses. E eu não tinha ideia sobre isso, e cresci no condado de Marin, que se conecta a São Francisco através da ponte Golden Gate… Eu não tinha treinamento para lidar com esse tipo de situação ”, explicou Briggs.

Facebook.

A primeira vez que o policial Briggs descobriu que uma mulher estava do lado errado da ponte aconteceu em 1994, e ele admitiu que, sem treinamento em prevenção de situações assim, “fez tudo o que podia”.

“No fundo, eu pensava: ‘Eu sou responsável se ela pular? O que acontece aqui? Eu não tinha treinamento nisso. Esta é uma situação muito triste.’… eu estava com medo.”

O oficial aprendeu rapidamente o que fazer e o que não fazer quando confrontado com uma pessoa com esse tipo de situação. Ele diz que descobriu que todos que tomaram essa decisão drástica, realmente precisam de alguém para ouvi-las, e que demonstre empatia.

“Acho que minha abordagem no começo estava errada. Só indo lá e começando a conversar com eles abruptamente. Agora o que eu faço é me afastar e primeiro me apresentar. Eu digo, “Oi, eu sou o Kevin” ou “Eu sou o Kevin, da Patrulha da Rodovia. Tudo bem se eu aparecer e falar com você um pouquinho?” Eu preciso obter a permissão deles para me aproximar.

Wikimedia Commons.

“Eu tento explicar para eles que acredito que a situação por que está passando é realmente difícil. Um Isso é um grande problema seria tentar normalizar sua situação…”, explica o policial.

Nas duas décadas seguintes, Briggs acabaria salvando a vida de mais de 200 pessoas, ganhando o título de “Guardião da Ponte Golden Gate”. Incrivelmente, ele diz que fez tudo simplesmente ouvindo as pessoas. Uma das pessoas com quem ele falou foi Kevin Berthia, que credita ao policial Briggs e a Deus por ajudá-lo a tomar a decisão de não acabar com a sua vida.

Twitter.

Kevin havia escalado a ponte naquele dia com todas as intenções de pular. Sua filha nascera prematuramente e a família acumulara uma dívida considerável em contas hospitalares. Desesperado e profundamente deprimido, Kevin permanecia de cabeça baixa e ameaçava o policial Briggs toda vez que ele se aproximava.

“Ele estava muito, muito, muito zangado”, explicou Briggs, “e ele não queria nada comigo. E ele continuou gritando comigo ‘Fique para trás! Fique para trás, se você der um passo adiante,eu pulo! E ele estava muito certo sobre isso. Na minha opinião, se eu desse mais um passo, ele pularia.

Os dois passaram 90 minutos discutindo os problemas de Kevin, com o policial Briggs contribuindo apenas com algumas palavras de gentileza ou encorajamento. Kevin falou mais e, no final da discussão, tomou a decisão corajosa de subir de volta pelo corrimão e encarar a depressão de frente.

Facebook.

“É preciso muita coragem para voltar e encarar a realidade como ela é. Mas sempre há uma alternativa para solucionar os problemas, mesmo que isso leve muito tempo e dê muito trabalho. Mas a vida é linda e, você sabe, vale a pena viver. ”

Kevin e o policial Briggs agora são amigos, e Kevin trabalha como especialista em prevenção de suicídio e palestrante motivacional. Ele também escreveu o Posfácio no novo livro de Briggs, “Guardião do Portão Dourado: Protegendo a Linha entre a Esperança e o Desespero”.

Facebook.

Desde que se aposentou da Patrulha Rodoviária da Califórnia em 2013, o policial Briggs também concentrou sua carreira na prevenção do suicídio. Usando as ferramentas e experiências que aprendeu na Ponte Golden Gate, Briggs agora visita o país para ajudar os outros a entender como e por que alguém iria pensar em suicídio como último recurso – e o que podemos fazer para convencer essa pessoa a mudar de ideia.

***

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Inspire More.
Foto destacada: Reprodução/Twitter.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.