Harpia, uma das maiores aves de rapina do mundo, é fotografada pela primeira vez no Paraná

A harpia é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de até 12 quilos. Saiba mais sobre a ave e sobre seu reaparecimento no Paraná.

CONTI outra

A harpia, segundo a wikipedia, é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de até 12 quilos. Antes ela existia em quase todo o Brasil, mas hoje muitos estados já não possuem mais relatos de suas aparições.

Recentemente, entretanto, durante uma pescaria, o paranaense Francisco Hamada, que é  observador e fotógrafo de aves, foi surpreendido por uma visão rara e engrandecedora: uma harpia.

À  princípio, Francisco relatou para o G1 que não identificou que ave era.

Foto: Raphael Santos/ Arquivo Pessoal


“Ela estava de costas e de repente virou para a câmera. Foi quando gritei: ‘Harpia, harpia! Não pode ser, não existe harpia por aqui’. Sabia que seria o primeiro registro para a região e fiquei muito emocionado”, lembra com detalhes o engenheiro agrônomo, que na hora teve dúvidas sobre a identificação da ave. “Não tinha absoluta certeza se era uma harpia. Talvez pela distância ela parecia ser menor, o que me confundiu”, diz.

Foto: Francisco Herochi Hamada/VC no TG

“Primeiro fotografei a ave pousada no alto de um jerivá. Depois de uns seis minutos ela alçou voo para outra árvore, 300 metros mais distante, e pousou novamente, dessa vez com a cabeça encoberta pelas folhagens. Ficou uns três minutos e voou para bem longe, fora de nossas vistas”, completa Francisco.

Parabéns ao fotógrafo que fez a captura da imagem. Parabéns a natureza que sobrevive ao homem apesar de tudo que ele faz.

Abaixo, uma reportagem sobre a espécie para quem ficou curioso e quer saber mais:

Sobre a imagem de capa: tomamos a liberdade de realizar uma montagem de fotografia de matéria R7 com a fotografia de Francisco Hamada com o objetivo de mostrar didaticamente a proporção entre o tamanho da ave e do homem.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.