Gêmeos mico leão-dourado nascem no Zoo de Itatiba. São filhotes muito importantes para a espécie!

A espécie está ameaçada de extinção em nível nacional, portanto, o nascimento desses dois pequenos é muito importante para a continuidade da espécie!

Ana Carolina Conti Cenciani

Os dois pequenos são os mais novos integrantes da família de mico leão-dourados do Zooparque de Itatiba (SP). Os filhotes nasceram no dia 10 de outubro e ainda não foi possível identificar o sexo dos recém-nascidos.

Segundo relatos da equipe do zoológico, o casal que reproduziu está junto desde o final de 2019, e agora cuida dos filhotes com a ajuda do irmão mais velho, que faz parte do grupo. A gestação durou cerca de 130 dias.

A bióloga do Zoo, Camila Piovani, revelou que o primeiro filhote do casal nasceu em fevereiro deste ano. Quando descobriram a gestação, todos os cuidados foram tomados para que a mãe tivesse uma gravidez saudável.

“A dieta precisa ser adaptada para a mãe que vai alimentar o filhote. Então tudo isso é uma parte de acompanhamento que a gente faz durante o período de gestação e após o nascimento”, conta Camila.

Filhotes nasceram em 10 de outubro no zoo de Itatiba — Foto: André Tedim/ Arquivo Pessoal

Além disso, a bióloga também afirma que é muito comum em famílias de mico-leão-dourado os filhotes serem cuidados pelo grupo. “Os filhotinhos estão se adaptando muito bem. Eles vivem em grupos mais familiares menores e todos ajudam a cuidar”, completa.

O mico-leão-dourado é uma espécie endêmica, ou seja, só existe no Brasil. A espécie está ameaçada de extinção em nível nacional, de acordo com a Lista de Animais Brasileiros Ameaçados de Extinção e em nível mundial, pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Portanto, o nascimento desses dois pequenos é muito importante para a continuidade da espécie. Eles estão em bons cuidados!

Gestação dos filhotes de mico-leão-dourado durou cerca de 130 dias — Foto: André Tedim/ Arquivo Pessoal

 

Com informações de G1

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.