Viralizou recentemente nas redes sociais um vídeo capaz de intrigar a qualquer um que o assista. Nas imagens, um gato é visto pulando do quinto andar de um prédio em chamas e caindo em pé. Depois disso, o bichano ainda sai andando como se nada tivesse acontecido.

O feito exibido no vídeo se explica pelo fato de que os gatos dispõem do sistema nervoso afiado que realmente é capaz de sempre ‘endireitar’ o corpo do animal quando ele está de cabeça pra baixo.

Vale destacar que a ciência ainda não pé capaz de entender com exatidão o sistema de queda dos gatos. Entretanto, sabe-se que os gatos possuem um sistema vestibular similar aos dos humanos (o que mantém o nosso equilíbrio) capaz de sempre colocá-los na posição correta para cair com seus pés no chão.

As patas dos gatos fazem um efeito paraquedas, o que colabora para reduzir o impacto da queda e consegue aliviar os efeitos da força da queda.

Seguindo uma ordem cerebral para que seu corpo fique na posição correta, os gatos passam a girar sua cabeça, as costas e então o rabo. Dessa maneira, eles conseguem, caso haja tempo hábil, cair de pé. A realidade é que os cientistas não entendem direito como eles conseguem controlar seu corpo durante a queda. Se antes se suspeitava do rabo, posteriormente foi verificado que gatinhos sem rabo também caem sempre em pé.

“O primeiro movimento é a rotação da cabeça na direção da posição correta, seguida da rotação da porção superior do corpo. Por fim, há a rotação da parte inferior”, diz o veterinário Gelson Genaro à Mundo Estranho.

***
Redação Conti Outra, com informações de Hypeness.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.