Um idoso de 84 anos perdeu de vista o seu amado gatinho de estimação enquanto tentava fugir de bombardeios que atingiam a cidade portuária de Mariupol, na Ucrânia. Diante disso, ele resolveu ignorar os riscos e permanecer no local. Ele nunca perdeu as esperanças de reencontrar seu amiguinho de quatro patas.

Felizmente, depois de 20 dias, uma equipe de resgate salvou o gatinho, que estava escondido em meio a escombros, e o devolveu ao idoso. Agora, os dois encontraram abrigo em um centro comunitário em Limerick, no sul do Ucrânia.

No mesmo local, estão alojadas outras dezenas de pessoas que não conseguiram fugir. Lá, esses ucranianos encontram um abrigo seguro e podem ficar na companhia dos seus animais. Há cães, gatos e pássaros. A coordenadora do centro, Linda Ledger, diz que os animais são pilares para muitas famílias. “Recebemos telefonemas todos os dias de pessoas hospedadas em hotéis e outros centros que querem vir para cá, não porque nossas instalações sejam fantásticas, mas porque recebemos animais”, disse ela.

A guerra na Ucrânia já acumula muitas histórias. Algumas felizes, como a do idoso que reencontrou o seu gatinho, e outras bem tristes, a exemplo do caso de um menino que fugiu com a sua família apenas com as roupas do corpo e o seu porquinho-da-índia nos braços. Infelizmente, o estresse fez com que o animal falecesse logo após chegar em Limerick. Como maneira de consolar o garotinho pela perda, Linda organizou um pequeno funeral. “Organizamos tudo, com muita dignidade, incluindo flores e um pequeno caixão. O garotinho estava com o coração partido e chorando”, lembrou.

Linda agora está iniciando uma campanha para arrecadar cerca de € 39.000 (cerca de R$200 mil) para ampliar o local e acolher mais ucranianos. Seu objetivo é formar turmas e ensinar inglês para todos, para que no futuro eles possam encontrar novos lares em outras nações, visto que a maior parte da Ucrânia está sendo destruída pelo confronto com a Rússia. Qualquer pessoa que queira apoiar o centro de Limerick pode acessar o site do St Munchins Community Center.

***
Redação Conti Outra, com informações de Anda.
Foto: Reprodução | Instagram | @uanimals.official

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.