Gatinho é devolvido ao tutor após passar 20 dias perdido em meio a bombardeios em Mariupol

Um idoso de 84 anos perdeu de vista o seu amado gatinho de estimação enquanto tentava fugir de bombardeios que atingiam a cidade portuária de Mariupol, na Ucrânia. Diante disso, ele resolveu ignorar os riscos e permanecer no local. Ele nunca perdeu as esperanças de reencontrar seu amiguinho de quatro patas.

Felizmente, depois de 20 dias, uma equipe de resgate salvou o gatinho, que estava escondido em meio a escombros, e o devolveu ao idoso. Agora, os dois encontraram abrigo em um centro comunitário em Limerick, no sul do Ucrânia.

contioutra.com - Gatinho é devolvido ao tutor após passar 20 dias perdido em meio a bombardeios em Mariupol

No mesmo local, estão alojadas outras dezenas de pessoas que não conseguiram fugir. Lá, esses ucranianos encontram um abrigo seguro e podem ficar na companhia dos seus animais. Há cães, gatos e pássaros. A coordenadora do centro, Linda Ledger, diz que os animais são pilares para muitas famílias. “Recebemos telefonemas todos os dias de pessoas hospedadas em hotéis e outros centros que querem vir para cá, não porque nossas instalações sejam fantásticas, mas porque recebemos animais”, disse ela.

A guerra na Ucrânia já acumula muitas histórias. Algumas felizes, como a do idoso que reencontrou o seu gatinho, e outras bem tristes, a exemplo do caso de um menino que fugiu com a sua família apenas com as roupas do corpo e o seu porquinho-da-índia nos braços. Infelizmente, o estresse fez com que o animal falecesse logo após chegar em Limerick. Como maneira de consolar o garotinho pela perda, Linda organizou um pequeno funeral. “Organizamos tudo, com muita dignidade, incluindo flores e um pequeno caixão. O garotinho estava com o coração partido e chorando”, lembrou.

Linda agora está iniciando uma campanha para arrecadar cerca de € 39.000 (cerca de R$200 mil) para ampliar o local e acolher mais ucranianos. Seu objetivo é formar turmas e ensinar inglês para todos, para que no futuro eles possam encontrar novos lares em outras nações, visto que a maior parte da Ucrânia está sendo destruída pelo confronto com a Rússia. Qualquer pessoa que queira apoiar o centro de Limerick pode acessar o site do St Munchins Community Center.

***
Redação Conti Outra, com informações de Anda.
Foto: Reprodução | Instagram | @uanimals.official







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.