Uma foto antiga, sem cor e cheia de história fez a autônoma Evelyn de Oliveira, de 28 anos, moradora de Poços de Caldas (MG), se arrepiar. A imagem era da bisavó paterna de sua filha, Margarete Soares Teixeira, falecida em 1994. O que impressionou não foi apenas o achado raro do retrato, mas a semelhança quase assustadora entre Margarete e a pequena Olívia, de apenas 11 meses.

Segundo Evelyn, a semelhança entre a bisavó e a bisneta vai muito além dos traços físicos. “Eu e o pai da Olívia nos assustamos, porque elas são extremamente parecidas, até a expressão”, contou. A descoberta aconteceu por acaso, durante uma conversa com a irmã. Ela recebeu a imagem da antiga Miss da cidade de Paraisópolis (MG), onde Margarete viveu, e ficou impactada.

O caso viralizou depois que Evelyn decidiu compartilhar a comparação nas redes sociais. O vídeo não demorou a explodir: já ultrapassou 2 milhões de visualizações. “Até agora, não estou acreditando”, disse, em entrevista à revista Crescer.

Nos comentários, os internautas alternam entre o espanto com a força da genética e brincadeiras sobre reencarnação. “Ela cansou de criar os outros, agora vão ter que criar ela”, escreveu um seguidor. Outro comentou: “A vó: ‘vocês não sabem o prazer que é estar de volta!’”.

Evelyn, que nunca conheceu Margarete pessoalmente, ouve muito sobre ela através de relatos da família. “Meu pai fala que ela era uma pessoa extremamente carinhosa. Era uma ótima mãe e teria sido uma ótima avó e bisavó. Todos falam também o quanto ela era bonita e que, na época, foi Miss da cidade onde morava”, contou.


A gravidez de Olívia já tinha vindo cercada de mistérios. Evelyn só descobriu que estava grávida um mês antes do parto. “Foi uma gravidez silenciosa. Não tive barriga, não tive nada que indicasse uma gravidez de fato”, revelou. E mais uma surpresa: nem mesmo o sexo do bebê foi descoberto durante o pré-natal. “No ultrassom, não conseguimos ver. Só descobri o sexo no momento do nascimento.”
Desde que postou o vídeo, Evelyn se diverte com a repercussão e as diversas teorias levantadas pelos seguidores. “Achei legal porque, apesar de alguns não acharem, a maioria esmagadora acha bastante parecida. Agora, com 2 milhões de visualizações, fico vendo os comentários e acho interessante o ponto de vista das pessoas.”

Seja coincidência genética ou algo mais misterioso, a história de Evelyn e Olívia mostra que, às vezes, o passado encontra jeitos curiosos de se fazer presente.