Fotógrafo captura orangotango tentando ajudar um guarda florestal

A história por trás deste registro fotográfico memorável nos faz refletir sobre os muitos momentos em que a natureza nos pediu ajuda e nós não a ouvimos.

CONTI outra

Recentemente, o fotógrafo amador Anil Prabhakar capturou uma visão fascinante em uma área de preservação florestal em Bornéu. Durante um safári com seus amigos, o fotógrafo encontrou um guarda florestal que estava limpando cobras (o inimigo jurado dos orangotangos) do rio.

No momento em que Prabhakar se preparava para tirar uma foto, um orangotango estendeu a mão em direção ao guarda florestal, aparentemente querendo ajudá-lo.

As fotos viralizaram, deixando centenas de milhares de pessoas maravilhadas com o ato de bondade do orangotango.

“Alguém disse a ele que havia uma cobra no rio. O guarda foi lá e limpou os arbustos. Um orangotango veio às margens e ficou observando o que ele estava fazendo. Então o animal se aproximou e estendeu sua mão ao homem”, lembra Prabhakar.

O fotógrafo disse que o diretor florestal se recusou a segurar a mão do orangotango, dizendo que não queria tocar em um animal selvagem desconhecido. “Quando o guarda florestal se afastou, ele perguntei a ele o motivo, e ele disse:”É um animal selvagem, não estamos familiarizados. Mas devo protegê-los de qualquer maneira.”

O guarda florestal que participou da reunião trabalha para uma organização sem fins lucrativos chamada Borneo Orangutan Survival Foundation. É trabalho dele e de 400 outros funcionários proteger o habitat dos orangotangos, que está ameaçado pelo rápido desmatamento.

A fundação, criada em 1991, cuida atualmente de 650 orangotangos. “Ao proteger os orangotangos em seu habitat natural, muitas outras espécies de flora e fauna também são protegidas. Proteger seu habitat florestal é tão importante para os humanos quanto para a vida selvagem”, afirma o site da fundação.

Existem 160 espécies de cobras que habitam as florestas tropicais de Bornéu e muitas delas representam uma séria ameaça para os orangotangos. Para proteger esses animais, os trabalhadores da organização tentam limpar os rios de cobras e também ensinam os orangotangos a ter cuidado com o perigo que existe na floresta.

Com a ajuda de cobras de borracha, os funcionários ajudam orangotangos órfãos a aprender a ter cuidado com as cobras. Confira o adorável vídeo do processo de ensino abaixo.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.