Fim de ano: feche este ciclo e prepare-se para as novidades do próximo.

Sei que a vontade é de dizer que este ano não foi feito de flores. Que teve muita decepção, preocupação e um pouco de lágrimas. Nem tudo deu certo. Aliás, alguns planos saíram bem ao contrário do que se esperava. Algumas metas também ficaram pelo caminho.

Algumas pessoas partiram com um até breve, deixando no ar um “a gente se encontra por aí”, mas algumas se foram para sempre, deixando para trás a dor de um coração que jamais voltará a ser o mesmo.

Mas mesmo assim, entenda que este ano não foi de todo mau. Tudo o que aconteceu contribuiu para seu crescimento pessoal, apesar de algumas coisas não terem sido planejadas.

O fato é que realmente não se pode sair ileso de 365 dias de vida, sobre os quais pouco (ou nenhum) controle se pode exercer. Quando menos se espera, eles parecem ganhar vida própria e surpreendem os planos que fizemos no dia anterior, virando tudo de ponta-cabeça. É por isso mesmo, porque não se enfrenta trezentos e tantos dias sem se tornar uma pessoa diferente, que este é o momento certo para agradecer.

Este é o momento perfeito para reconhecer que os revezes da vida não chegam de mãos abanando e trazem aquela maturidade indispensável para se enxergar a vida como ela realmente é. E por ter vivido, ensinado e aprendido, é que se precisa reconhecer que nem tudo era flor, mas que os espinhos não trouxeram apenas sofrimento.

Abra-se a este momento de despedida do ano velho e erga a cabeça para dizer: “nem tudo foi como eu gostaria, mas ainda assim valeu à pena!”.

Porque valeu mesmo. Você não é mais a mesma pessoa do começo desse ano. Aprendeu a ser mais forte, a resistir e até perdeu alguns medos que te limitavam. Pode ser que agora você esteja se perguntando de onde veio tamanha coragem. Mas o que importa é que ela veio, e que saiu de dentro de você.

E graças a isso, você quer tentar coisas novas no próximo ano. Quer viver experiências inéditas porque descobriu o maravilhoso gosto de se aventurar. Percebeu o quanto é proveitoso provar das surpresas da vida, e que ela não tem limites em te surpreender.

Então, antes de partir para este admirável ciclo novo que está prestes a se abrir, agradeça! Só agradeça. Pelo que veio, pelo que passou e pelo que ficou. Agradeça a este ano que termina as mudanças profundas que ele provocou em você. E feche esta etapa. O que aconteceu não será esquecido, porque se tornou parte do que você é agora. Mas prepare-se para receber o que virá.

Seja inteligente ao estabelecer suas próximas metas. Seja gentil com você e trace planos que contemplem, sobretudo, as suas vontades. Pense em onde quer chegar e use bem seus 365 dias novinhos em folha.

E quando eles findarem novamente, que você possa comemorar com a tranquilidade de quem fez o melhor que podia.

Feliz ciclo novo para você!

Imagem de capa: Deer worawut/shutterstock

COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



Alessandra Piassarollo
Administradora por profissão, decidiu administrar a própria casa e o cuidado com suas duas filhas, frutos de um casamento feliz. Observadora do comportamento alheio, usa a escrita como forma de expressar as interpretações que faz do mundo à sua volta. Mantém acessa a esperança nas pessoas e em dias melhores, sempre!

COMENTÁRIOS