Festival anual no Nepal agradece aos cães por serem nossos amigos

As pessoas do Nepal escolheram um dia especial para agradecer aos companheiros de quatro patas por sua amizade e lealdade.

Ana Carolina Conti Cenciani

Os cães são chamados de nossos melhores amigos por um motivo, eles nos amam incondicionalmente, adoram nossa presença, não são exigentes e nos lembram de apreciar até as menores coisas da vida.

Por esses e muitos outros motivos as pessoas do Nepal escolheram um dia especial para agradecer aos companheiros de quatro patas por sua amizade e lealdade.

Milhões de hindus comemoram o “Diwali”, um “festival de luzes”, todos os anos no outono. O que é específico do Nepal é este dia durante a celebração, chamada Kukur Tihar ou Kukur Puja, que é dedicado aos cães.

A celebração do Tihar dura cinco dias, e o segundo dia é o momento de adorar nossos animais favoritos, oferecendo alimentos deliciosos, adornando-os com guirlandas de flores e marcando-os com “tika” na testa.

A marca de pó vermelho significa que o animal é um ser sagrado, e imagens de cães honrados dessa maneira são comoventes.

Observe que a celebração não envolve apenas animais de estimação, mas os cães de rua também são apreciados da mesma maneira.

O tratamento real dos cães se deve à crença de que eles são os mensageiros de Yama, o deus hindu da morte, e é uma maneira de apaziguar o deus.

Além disso, os caninos também são mencionados no texto hindu Mahabharata, no qual Yudhishthira, o rei da justiça, não queria entrar no céu sem seu melhor amigo peludo.

 

Com informações de Super Universo

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Ana Carolina Conti Cenciani
Ana, 19 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui notícias que são boas de se ler.