Férias no Nordeste: destinos incríveis para todos os tipos de turistas

O Nordeste brasileiro é conhecido por suas belas praias, mas quem visita a região pode curtir muitas outras coisas. Descubra como aproveitar as férias no Nordeste além das praias!

CONTI outra

O Nordeste brasileiro é conhecido por suas belas praias, mas quem visita a região pode curtir muitas outras coisas. Descubra como aproveitar as férias no Nordeste além das praias!

Quem visita o Nordeste não resiste as suas lindas praias, mas sua beleza vai além do litoral. A região é privilegiada por muitos outros atrativos turísticos e que prometem encantar visitantes de todos os perfis.

São parques recheados de trilhas e cachoeiras, cidades históricas e muitos outros lugares que merecem destaque. Para quem vai passar as férias no Nordeste, pode aproveitar para descobrir muitos outros encantos.

Veja uma lista que agrada a todos os tipos de turistas e prepare o seu roteiro de viagem!

Destinos no Nordeste para cada tipo de turista

Embora o Turismo de Sol e Praia seja o que mais remete ao Nordeste brasileiro, a região conta com muitos outros atrativos. Por lá é possível aproveitar o Turismo Cultural, Ecoturismo, Enoturismo, Turismo Ecológico, entre outros.

Tem sempre um destino que oferece mais de uma atividade, para cada tipo de turista. Mas, em muitos destinos, as atividades são variadas. Descubra alguns!

Turismo Cultural: Marechal Deodoro, Alagoas

A cidade oferece passeios imperdíveis para quem curte passeio histórico. Ela reúne um conjunto colonial com casas e sobrados coloridos do século 18 e muitas igrejas. Seu acervo arquitetônico deu a cidade, em 2006, o título de Patrimônio Histórico Nacional.

Entre as possibilidades, é possível visitar a Igreja Santa Maria Madalena, construída em 1684, bem como o famoso Palácio Provincial e a Casa Natal de Marechal Deodoro da Fonseca. Outros atrativos são:

● Museu de Arte Sacra.
● Convento de São Francisco.
● Igreja do Senhor do Bonfim.
● Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.
● Vila de pescadores de Massagueira.
● Praia do Francês.

Turismo de Sol e Praia: Leste e Oeste, Ceará


As praias do Ceará são incríveis e visitadas por turistas do mundo todo. O estado possui forte presença nessa região do Brasil por seu litoral que contempla cenários incríveis. Além disso, o calor por lá é constante, atraindo visitantes o ano inteiro para passar as férias no Nordeste.

Entre as praias mais queridinhas, está a Jericoacoara e a Canoa Quebrada. Outras belas praias, cercadas de cenários deslumbrantes são:

● Flecheiras
● Morro Branco
● Lagoinha
● Águas Belas
● Parque das Dunas
● Praia do Futuro
● Cumbuco
● Icapuí
● Canto da Barra

Enoturismo: Vinícolas, entre Pernambuco e Bahia

Próximas ao rio São Francisco tem uma atração aos amantes de vinhos: as vinícolas. Estas estão localizadas entre Pernambuco e Bahia e dispõe de tours para os visitantes do Vale do São Francisco. Entre as opções de vinícolas, fazem parte da Rota do Vinho:

● Rio Sol.
● Grupo Miolo.
● Botticelli.
● Mandacaru.
● Terroir do São Francisco.
● Quintas São Braz.

Turismo Ecológico: Gravatá, Pernambuco

É uma região serrana, recheada de atrativos turísticos e paisagens montanhosas. Com clima ameno, atrai visitantes o ano todo tanto por seu artesanato manual, quanto pelas atividades turísticas. Entre elas, trilhas e rapel que é realizado nas pontes e antiga via férrea. Outras incluem:

● Passeio a cavalo pela natureza.
● Cachoeiras.
● Passeios gastronômicos.
● Hospedagens em meio ao verde.
● Piscinas naturais.
● Mirantes.
● Construções históricas.
● Festivais culturais.

Turismo arqueológico: Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí

Um dos principais complexos arqueológicos do mundo fica no Parque Nacional da Serra da Capivara. São milhares de pinturas rupestres espalhadas nos paredões rochosos e que datam dezenas de milhares de anos.

Tais pinturas ficam entre grutas, cânions e rico bioma da caatinga, transformando a visitação ainda mais interessante. Entre as opções de visitação:

● Toca do Sítio do Meio.
● Baixão do Pena II.
● Pedra Furada.
● Desfiladeiro da Capivara.
● Baixão das Andorinhas.
● Museu do Homem Americano.

Ecoturismo: Chapada das Mesas, Maranhão

Para quem não abre mão de ter contato direto com a natureza, a Chapada das Mesas é o local perfeito. Cachoeiras e formações rochosas compõem o cenário perfeito para praticantes de esportes de aventura.
Para os praticantes de trekking, o roteiro inclui uma caminhada até ao Morro do Chapéu. Mas requer preparação, já que o nível de dificuldade é considerado difícil por ocorrer em rocha arenítica. Além disso, para garantir melhor proveito das atividades por lá e tranquilidade, é recomendável que o visitante tenha o seguro de viagem com cobertura para esportes de risco,com cobertura para esportes de risco.
Não é à toa que o Parque Nacional da Chapada das Mesas está entre os destinos de ecoturismo mais fascinantes do país. O lugar oferece excelente infraestrutura, com atrativos que ainda incluem:

● Piscinas naturais com águas cristalinas.
● Paredões rochosos.
● Trilhas.
● Mirantes.
● Passeio fluviais.
● Praias (entorno do parque).
● Pedra Caída.
● Poço Azul.
● Rapel.
● Visita às cavernas da cachoeira da Prata.
● Tirolesa.
● Morro do Chapéu.

Então, escolheu um dos destinos mais incríveis para curtir as férias no Nordestes, de acordo com a sua preferência? Como são muitas as opções que a região oferece, você pode filtrar pela localidade que disponibiliza atividades de acordo com o tipo de turismo.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.