Evolução tecnológica x mudanças de hobbies

A vida moderna tem impactado todo o universo e um dos pontos que tem sido mais atingido é o hobby das pessoas. Mas qual a relação direta da evolução tecnológica com os hobbies?

CONTI outra

Assim como o tempo muda o comportamento do ser humano também sofre alterações. Nas últimas décadas tais transformações foram ainda mais acentuadas a partir da tecnologia. A vida moderna tem impactado todo o universo e um dos pontos que tem sido mais atingido é o hobby das pessoas. Mas qual a relação direta da evolução tecnológica com os hobbies?

A vida na Terra realmente está em constante mudança. As técnicas de construção têm acelerado processos, a indústria tem apresentado recursos automatizados, o varejo conta com uma infinidade de ferramentas. Tudo para atender o consumo frenético dos tempos de hoje. O progresso tecnológico influencia uma série de atividades, inclusive o modo de aproveitar o tempo livre e desfrutar de passatempos.

Antes de falar sobre hobbies é preciso compreender alguns dos processos de modernização que os humanos têm enfrentado. O surgimento dos computadores foi um deles, mas o que vale se ater aqui é uma fase posterior, a dos smartphones. Por mais que a IBM tenha lançado um protótipo em 1994, a consolidação dos smartphones só teve início em 2007 com o lançamento do primeiro Iphone, assinado pela Apple. Tais eletrônicos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Por isso, a seguir será possível entender como a tecnologia está influenciando os indivíduos.

– Fazer trilha

Explorar locais remotos, estar em contato com a natureza, praticar uma atividade física. Todos estes pontos são privilegiados quando o assunto é fazer trilha. Este tipo de entretenimento tem evoluído. Aplicativos de celular e relógios inteligentes são alguns dos itens utilizados atualmente pelos trilheiros de plantão. Tais ferramentas têm contribuído tanto para aqueles que realizam trilhas caminhando, assim como para outros que aproveitam através de bicicletas e veículos motorizados. Localização, geografia do terreno e distância percorrida são alguns dos benefícios proporcionados pelos eletrônicos contemporâneos.

– Surfar

Estar em contato com a água do mar, se exercitar e relaxar. Estas são algumas vantagens de quem tem o surf como um lazer. O esporte já revelou talentos que começaram de uma forma despretensiosa e depois acabaram se profissionalizando. Da mesma forma, com o passar dos anos o surf foi se modernizando. As pranchas de madeira construídas tempos atrás no Havaí e no Peru passaram a dar espaço para materiais como o EPS (poliestireno expandido), XPS (poliestireno extrudido) e PU (poliuretano). Os equipamentos para monitorar as condições do mar também evoluíram, sendo possível preparar uma viagem de surf com dias de antecedência.

– Jogar Poker

Uma das atividades que teve seu início com baralhos e mesas em um espaço físico se transformou. Jogar poker deixou de ser apenas um passatempo do mundo real para se tornar virtual. Hoje já é possível participar de partidas de poker online a partir de um simples acesso à internet. Seja através do celular, laptops ou computadores fixos o poker pode ser praticado do conforto de casa ou mesmo durante algum deslocamento.

– Pescar

Uma atividade que ocorre desde os primórdios, a pesca participou ativamente da evolução humana. O Brasil tem mais de 1 milhão de pescadores ativos. Este montante engloba apenas os pescadores profissionais. Por mais que muitos destes pescadores tenham a pesca como fonte de renda outros milhares praticam esta atividade como hobby. O uso de tecnologia na pesca passa por embarcações cada vez mais potentes e equipamentos que reduzem os esforços humanos.

– Viajar

Desde a parte do planejamento até o destino final. Nunca viajar envolveu tantas possibilidades de ferramentas para auxiliar o turista. Mesmo em deslocamentos curtos, usufruir de aparelhos eletrônicos e aplicativos tem sido uma grande vantagem para os viajantes. Quem imaginou um dia poder fazer um levantamento de todos os custos de uma viagem em apenas alguns minutos? Preço de passagens aéreas, tickets de trem e de ônibus, investimento em alimentação e hospedagem. Tudo isso hoje está na internet, em sites especializados, blogs e aplicativos, demonstrando que o hobby de viajar é uma prática cada vez mais popular.

– Jogar futebol

O futebol é uma paixão em diversos cantos do planeta. Entre jogadores profissionais e amadores, acredita-se que cerca de 250 milhões de pessoas pratiquem o esporte ao redor do mundo, segundo a FIFA (Federação Internacional de Futebol). Se praticado em campo, quadra, ou mesmo na rua esta atividade propicia integração e proporciona uma satisfação imensa em seus praticantes. Chuteiras mais leves, sensores na bola e transmissões ao vivo comprovam a atuação tecnológica deste desporto.

Independente do tipo de hobbie é notável a influência da tecnologia em atividades de distração e bem-estar. A popularização de novas tendências como inteligência artificial, internet das coisas, impressão 3D e afins, confirmam que as atividades de entretenimento vão sofrendo alterações. Inclusive, alguns indivíduos passam a assumir novos hábitos tamanha a influência dos aparatos tecnológicos. Praticar esporte, reunir amigos, jogar online, não importa o passatempo. O mais relevante é proporcionar a si momentos de prazer, relaxamento e diversão.

***

Photo by Oleksandr Pidvalnyi from Pexels

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.