Eu também faço isso, acordo meu filho com beijos

Despertar nossos filhos com beijos é um ritual emocional e social do qual todas as crianças podem se beneficiar desde muito cedo. Não é apenas uma maneira de ajudá-los a abrir os olhos carinhosamente, é também um mecanismo excepcional para celebrar o novo dia...

CONTI outra

Despertar nossos filhos com beijos é um ritual emocional e social do qual todas as crianças podem se beneficiar desde muito cedo. Não é apenas uma maneira de ajudá-los a abrir os olhos carinhosamente, é também um mecanismo excepcional para celebrar o novo dia, reforçando o vínculo mãe e filho (ou pai e filho).

Se há algo que não podemos esquecer é que todo o nosso universo social está carregado de ritos e costumes cotidianos que constroem nossa realidade, cobrando-a de significados mais ou menos positivos. Os costumes que ocorrem em uma casa também influenciam o modo como as crianças entendem o mundo.

Se uma criança não tem esse tipo de reforço emocional baseado em um abraço de boa noite, um beijo de bom dia, um “como está o dia?” Depois da escola ou naqueles detalhes inesperados com os quais transmitir alegrias e Surpreende periodicamente, aquele pequeno crescerá pensando que no mundo, as emoções positivas não têm valor.

Um beijo de manhã é um presente para ambos que devem ser praticados diariamente. Algo que a princípio pode parecer bobo, na verdade contém muitas dinâmicas psicológicas e emocionais que é interessante saber.

Como para beijar nossos filhos no período da manhã é muito saudável

Sabemos que eles crescerão, estamos muito conscientes de que chegará um dia em que eles vão fugir. Não importa. O ideal é começar desde o primeiro dia em que chegam ao mundo para dar àquelas amostras de afeto como forma de alimentação e desenvolvimento do seu cérebro, graças a esse carinho que conforta.

Um novo dia começa e a mamãe te ama

É muito possível que seu bebê tenha deixado você dormir muito pouco, você pode ter acordado a cada três horas para amamentá-lo ou dar-lhe uma mamadeira nos primeiros meses de vida. No entanto, quando o novo dia chega e você tem que levantá-los, você faz isso “beijando-os”.

. Este ato muito natural é uma maneira sensacional de estar “presente”, de moldar isso aqui e agora, onde a transmissão de emoções conforta a criança e faz com que ela se sinta segura e amada.

. Um beijo é um sinal de amor e uma linguagem que nossos filhos aprenderão imediatamente.

. Por sua vez, embora existam muitas maneiras de dizer “eu te amo”, o que é inscrito nos abraços, beijos e carícias que compõem a linguagem não-verbal, é o que detém mais poder.

O abraço de boa noite e o beijo de bom dia

Nós já sabemos que um beijo de bom dia é muito positivo para desenvolver em nosso filho esse vínculo afetivo, onde podemos mergulhar nos rituais sociais que caracterizam nossa família. No entanto, não podemos esquecer que o ato de ir dormir também precisa desse pequeno reforço emocional que muitas crianças apreciam.

. Enquanto nossos filhos crescem, eles vão dormir mais horas seguidas sem precisar de nós. No entanto, não podemos esquecer que, em média, uma criança precisa dormir entre 10 e 13 horas.

. É, sem dúvida, muito tempo e uma maneira de incentivar um descanso profundo, seguro e feliz está favorecendo uma despedida adequada.

. Em nosso espaço, já falamos com você em várias ocasiões sobre como é apropriado ler uma história para nossos filhos, mesmo que eles ainda sejam muito pequenos. Depois de ler a história, algo tão simples como dar-lhes um profundo e longo abraço fará com que se sintam mais relaxados.

Para que uma criança se sinta amada é necessário que cuidemos desse tipo de ritual diário. Se criarmos nossos filhos às pressas, vestindo-os rapidamente para levá-los ao berçário ou à casa dos pais, ou se os colocarmos na cama rapidamente à noite com a ideia de poder fazer outras coisas em casa, negligenciaremos o mais importante: o mundo emocional e psicológico das próprias crianças.

Não há pressa, respeitemos os tempos das crianças e as atendamos em todas as suas necessidades: biológicas, psicológicas e afetivas.

. Algo tão simples como acordá-los para beijos, dando-lhes momentos preciosos onde abraçar, falar e fazê-los rir compõem aqueles momentos significativos que deixam um impacto muito positivo em seu cérebro.

. Ajudá-los a chegar ao novo dia com um sorriso e com uma mãe e um pai que mostram o quanto eles os amam, lhes permitirá crescer com segurança, sempre tendo-nos como sua principal referência.

À medida que envelhecem, eles podem já estar um pouco desconfortáveis ​​com estas exibições efusivas de afeto, mas por dentro, mesmo que você não acredite, eles ainda serão gratos.

Artigo extraído e adaptado por A Soma de Todos os Afetos do site Eresmamá

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.