“Esta geração não está interessada em aprender”, desabafa professora sobre atitude de seus alunos

A professora diz que em 18 anos de profissão nunca viu alunos tão desinteressados ​​em estudar. As aulas online têm um imenso desafio para ela.

CONTI outra

O problema da educação, tanto em termos de qualidade quanto de acesso, infelizmente é algo que atinge toda a América Latina. Entende-se que a educação é a chave para superar a pobreza, mas, pelo mesmo motivo, é muito difícil fazer com que ela seja igual para todos. Com a pandemia de coronavírus, há escolas que tem encontrado muitas dificuldades para realizar as aulas online, e as consequências não são percebidas apenas pelos alunos, mas também pelos próprios professores.

Em Porto Rico, uma professora usou as redes sociais para fazer um duro desabafo e seu caso acabou viralizando em pouquíssimas horas. Frances Sánchez dá aulas há 18 anos no sistema educacional, mas chegou a um ponto crucial, como se uma panela de pressão que já cozinhava há anos tivesse finalmente explodido.

Reprodução/Youtube.

Em um vídeo postado no Facebook, a professora conta como é difícil ministrar aulas para uma geração totalmente desinteressada.

“O que a educação a distância fez foi escancarar um problema social que já exite há bastante tempo. Esta geração não está interessada em aprender”, disse Frances Sánchez no Facebook.

Embora o vídeo mostre que Sánchez credita o problema na educação a uma questão geracional de alunos desinteressados, ela afirma que o problema não é inteiramente dos próprios jovens, mas dos pais e das instituições, garantindo que seja um questão que deve ser resolvida em todo o país.

“Nunca vi desânimo, desinteresse, falta de compromisso em níveis tão elevados como agora. Isso é um problema social, é uma questão mais cultural, geracional”.

Pixabay.

A grande mensagem que a professora passa é “não vejam o professor como inimigo, mas como aliado” e os professores não devem desanimar, mas sim continuar trabalhando com as ferramentas que tem.

No vídeo comovente que já gerou milhares de reações e comentários, a professora faz um último apelo ao governo para que atue sobre o assunto, sobre toda uma geração que será atingida e uma comunidade de professores e alunos que já enxergam as consequências da problemas na educação em Porto Rico.

***
Redação Conti Outra, com informações de UPSOCL.
Fotos: Frances Sanchez.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.