Terapias ocupacionais, naturais, entre outras, são algumas das opções que você tem para o cuidado de sua saúde mental. Mas, qual é a sua opinião sobre uma terapia baseada em abraçar vacas? Será que tal ato pode produzir bem-estar?

Pois bem, a prática vem sendo testada em algumas fazendas pelo mundo. Na Holanda, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos, eles já oferecem sessões relaxantes de abraços às vacas. Incrível, certo? Na verdade, uma ONG em Gurugram, na Índia, está a caminho de abrir um espaço dedicado apenas a isso, um “centro de abraços de vacas”.

A grande questão é: qual é a função disso? A terapia de carinho de vaca de Kamdhenu Gowdham e Arogya Sansthan foi projetada para aqueles que estão estressados com a vida na cidade e procuram terapias não convencionais para se acalmar. A terapia inclui massagear, acariciar a vaca e sentar-se com ela. De acordo com um comunicado de imprensa, o objetivo principal é “abraçar uma vaca e esquecer os problemas”.

De fato, a ONG liderada por SP Gupta, ex-presidente do Animal Welfare Board of India (AWBI), afirma que há muitos benefícios relacionados ao abraço de uma vaca, tanto físicos quanto emocionais.

Getty-Images-LivingImages

“Abraçar vacas não apenas cura doenças respiratórias, pressão arterial, dores na coluna, problemas cardíacos, depressão, mas também tristeza, ansiedade e todos os tipos de estresse.”, completa.

Pinterest

Segundo a BBC, em vários países, acredita-se que esse hobby prolifere sentimentos positivos e diminua o estresse, aumentando a ocitocina em humanos, hormônio liberado no vínculo social.

Além disso, é obvio que as vacas também desfrutam do carinho, abraços e massagens. Segundo um estudo de 2007, publicado no Jornal Applied Animal Behavior Sciense, as vacas entram em um estado de relaxamento quando são acariciadas no colo e nas costas.

Por outro lado, um engenheiro de projeto chamado Sachin Deol é um pouco mais cético em relação à terapia e afirmou em uma entrevista ao The Logical Indian que os resultados positivos não podem ser garantidos, pois “cada corpo reage de maneira diferente”.

Outra profissional da saúde, professora associada e médica da NIIT University, chamada Ritu Dangwal, aponta os benefícios de sua própria experiência. “Como psicóloga e como alguém que já passou por isso, estar com vacas é extremamente terapêutico”, conta.

Photo-credit-Getty-cynoclub

Agora, nos resta testarmos esta terapia para ver o quão eficaz ela é, embora provavelmente seja, vacas são animais lindos e com certeza apenas abraçá-las nos fará sentir bem. Estamos em um mundo que enfrenta diariamente diversas mudanças e stress e tanto a saúde física como a emocional, precisam ser tratadas. E, se essas terapias alternativas existem, melhor ainda!

Com informações de UPSOCL

RECOMENDAMOS




LIVRO NOVO: FABÍOLA SIMÕES







Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.