Especialista alerta: Miojo pode causar infarto, AVC e até câncer

Quem faz o alerta é a nutricionista Mariana Ferri D'Avila. “O macarrão instantâneo tem alto teor de gordura hidrogenada, que é uma gordura muito prejudicial ao nosso organismo. É uma gordura que se agrega na parede dos vasos e isso pode causar doenças, como um infarto, um AVC.”, explica a especialista.

REDAÇÃO CONTI outra

Eu sei que você já precisou recorrer a um prato de macarrão instantâneo – conhecido popularmente como Miojo – , no almoço ou no jantar. Quem nunca precisou, que atire a primeira pedra! Com a correria do dia a dia, nem sempre temos tempo para preparar refeições mais elaboradas, e é aí que o miojo se torna uma opção. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que o consumo do macarrão instantâneo inventado por Momofuku Ando com base no lámen – massa de macarrão japonesa, representa perigos reais à saúde.

Quem faz o alerta é a nutricionista Mariana Ferri D’Avila. “O macarrão instantâneo tem alto teor de gordura hidrogenada, que é uma gordura muito prejudicial ao nosso organismo. É uma gordura que se agrega na parede dos vasos e isso pode causar doenças, como um infarto, um AVC.”, explica a especialista.

Repleto de sal, sódio e conservantes, o tempero que vem junto com o macarrão também é uma “bomba”, diz a nutricionista.

“(Esse tempero) tem alto teor de glutamato monossódico, que é um realçador de sabor que faz muito mal à saúde, podendo levar à tonturas, enxaqueca, fraqueza e até doenças mais graves como o câncer.

Uma alternativa ao miojo

Evitar o miojo não quer dizer que você precise fazer um curso de culinária ou passar horas na cozinha preparando refeições elaboradas. Há alternativas tão rápidas e fáceis quanto o macarrão instantâneo, porém consideravelmente menos nocivas à sua saúde. E quem apresenta uma dessas alternativas é a professora de gastronomia Marcia Ikemoto.

Para preparar um “miojo saudável”, de acordo com a nutricionista, basta misturar aos poucos a farinha forte com ovo e água até que ela adquira a consistência parecida com a de um miojo industrializado.

Depois, embrulhe a massa em um saquinho plástico e deixe-a descansar por 30 minutos. “Eu preciso de uma farinha forte, ou seja, uma farinha que geralmente no mercado custa um pouquinho mais caro. É uma farinha que a gente gente chama de “farinha para pão”. Aí, basta passar a massa em um cilindro e pronto!

Sabemos como age o nosso cérebro, às vezes o “danadinho” nos convence de que precisamos de algo que sabemos que nos será prejudicial. Então é bem possível que ler este texto de alerta tenha feito com que você desenvolvesse uma vontade inexplicável de comer um macarrão instantâneo. A notícia boa é que agora você já conhece uma receita de miojo caseiro e nutritivo que tem menos chances de te causar problemas de saúde. Vamos colocar a mão na massa?!

***

Redação CONTI outra. Com informações de Isto é Super Interessante e R7

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.